Categorias

Saúde mental infantil: live vai debater sinais de sofrimento emocional

Da Redação
26 de Abril de 2021


Crédito: Pixabay

Muitas crianças apresentaram mudanças de comportamento durante o isolamento social, como episódios de choro, birra e até o retorno do xixi na cama. Em alguns casos, o que parece somente manha ou teimosia é, na verdade, um sinal de sofrimento emocional grave. A psicóloga Alice Munguba, especialista do Núcleo Infantojuvenil da Holiste Psiquiatria, e a pediatra Jocete Fontes, vão realizar uma live gratuita para esclarecer os fatores psicológicos relacionados à saúde mental infantil.

Leia mais: Isolamento social: 9 dicas para cuidar da saúde mental
10 atividades para fazer com idosos durante o isolamento

Programado para a próxima quarta-feira (28/4), às 19h30, no instagram da Holiste Psiquiatria, o bate-papo vai abordar as principais dúvidas dos pais e também deve apontar quando é a hora de buscar ajuda profissional. “A pandemia tem agravado situações que já existiam e também tem sido um ambiente propício para o surgimento de novos sintomas, como TOC de limpeza, tique nervoso, crises de ansiedade, medos mais intensos, falta ou excesso de apetite e dificuldade para dormir, que é recorrente em adolescentes que trocam o dia pela noite”, explica Alice.

Com o convívio mais intenso, o isolamento em casa também está possibilitando que muitas famílias prestem mais atenção em manias, comportamentos recorrentes ou atrasos no desenvolvimento que podem despertar um sinal de alerta para quadros de transtornos mentais na infância. “É preciso estar atento aos indícios: ideias perturbadas, comportamentos agressivos (consigo mesmo ou com o outro) sem causa específica, alteração alimentar, dificuldade de socialização e dificuldade em passar adiante nas etapas do desenvolvimento”, explica a psicóloga.

As profissionais pretendem ouvir os relatos do público e proporcionar um diálogo aberto sobre saúde mental infantil na quarentena.

Serviço


Tema da live: Fatores psicológicos no adoecimento infantil
Quando: 28 de abril (quarta-feira), às 19h30
Onde: Instagram (@holistepsiquiatria)


© 2021 Todos os direitos reservados - Busca Voluntária - website by: plyn!

Subir