10 atividades para fazer com idosos durante o isolamento

Beatriz Ceschim
25 de Março de 2020


Crédito: Tiago Muraro on Unsplash

Uma das informações mais importantes sobre o coronavírus é que ele afeta muito mais os idosos do que outras faixas etárias. Para prevenir a contaminação desse grupo, as pessoas mais idosas foram recomendadas a ficar em casa, durante esse momento de crise. Para as famílias que estão cuidando dos velhinhos nesse período, a enfermeira chefe do Grupo DG Sênior, Marcella dos Santos, preparou dicas de como manter eles saudáveis e em movimento tanto mentalmente quanto fisicamente.

Leia mais: 
Aprenda a cuidar da saúde mental e física durante a quarentena
Auti Books libera 10 audiolivros para divertir os pequenos na quarentena

Exercícios físicos
É importante se manter em movimento, com alguns exercícios simples que podem ser feitos em casa. Alongamentos e pequenos pesos caseiros como sacos de feijão, por exemplo, ajudam na saúde mental e física.

Contação de histórias
Para idosos também é interessante o estímulo à leitura. Pode ler um livro em conjunto e ir interagindo sobre os textos. Também pode ser interessante usar álbuns de fotografias para estimular a partilha de memórias, assim os avós conseguem compartilhar histórias para a geração mais nova.

“Outra sugestão é a de escrever, em conjunto, a biografia do idoso, contando sua própria história, já que ajuda a estimular a memória”, explica Marcella.

Ajudar na cozinha
Para aqueles que ainda têm independência para cozinhar ou ajudar na cozinha, essa pode ser uma atividade muito interessante. Fazer docinhos, resgatar as receitas de família e até fazer um caderno organizando com elas é uma ótima ideia para recordar.

Jogar um dos seus jogos favoritos
Geralmente jogos como o dominó, cartas e tabuleiro fazem sucesso. Palavras cruzadas também são sempre bem aceitas. A dica é fazer desafios, placares para que seja estimulante jogar.

Estimular a criatividade
A pintura é uma atividade usada muitas vezes para ajudar a relaxar. Podem ser livros de pintura ou em telas, dependendo a cognição do idoso. Criar um álbum ou uma caixa de memórias, onde são colocados vários objetos ou fotos que tenham um significado especial para a pessoa e que possa ser acessado facilmente, também é uma ideia interessante.

Música e dança
Ouvir músicas que remetem às memórias pessoais. Pode convidá-los a dançar, caso seja possível. Essa prática é interessante tanto para uma atividade cognitiva quanto física. Conversar sobre a música, ver vídeos do artista preferido.

Filmes
Outra atividade interessante é propor uma sessão de cinema. Ainda é possível aproveitar para comentar. Os clássicos mais antigos trazem vestimentas, músicas e artistas que podem ser tema de conversa.

Jardinagem
Caso tenha jardim em casa, pode pedir para o idoso aguar as plantas. Se morar em apartamento, deixe alguns vasos para que eles consigam cuidar. Toda atividade que envolva cuidar das plantas, montar uma mini horta, pode ser muito benéfico.

Conversar
O diálogo é muito importante. Procure sempre conversar com o idoso, explicar o que está acontecendo e escutar suas angústias. Além disso, é importante lembrar de mudar o foco de assuntos negativos.

Religião/espiritualidade
É essencial manter o máximo dos rituais religiosos a que estão acostumados. Existem canais de TV específicos para que acompanhem as missas, orações e cultos. Também é possível acompanhar transmissões onlines de alguns líderes religiosos.

© 2017 Todos os direitos reservados - Busca Voluntária - website by: plyn!

Subir