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Isolamento social: 9 dicas para cuidar da saúde mental

Da Redação
19 de Março de 2021


Crédito: Photo by William Farlow on Unsplash
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Além de cuidar da saúde do corpo durante a pandemia, é preciso redobrar os cuidados com a mente. Isso porque os períodos de isolamento social e a cenário atual do País podem desencadear fatores como ansiedade, medo, tristeza e desânimo.

“É normal que nestes dias as pessoas se sintam um pouco mais agitadas que o normal, porque há o medo do vírus, somado com o medo de perder a renda e a incerteza do retorno à normalidade. Tudo isso nos deixa fora do prumo”, explica Mari Martins, psicóloga, coach executive e diretora de Diversidade e Inclusão da Duomo Aprendizagem Corporativa. A especialista preparou nove dicas para cuidar da saúde mental durante o período de isolamento social.

Dicas para cuidar da saúde mental

1. Pratique atividade física

“A endorfina liberada durante o exercício é um antidepressivo natural. Por isso, correr na rua, caminhar e fazer aulas pela internet na sala de casa são atividades que ajudam a manter a mente em equilíbrio”, diz Mari.

2. Cuidado com excesso de informação

A especialista ressalta que é importante reservar uma parte do dia para ler, ouvir ou assistir às notícias. Entretanto, a dica é separar um tempo para deixá-las de lado e praticar outras atividades, por exemplo, assistir a uma série.

3. Cuide do sono

“Tão importante quanto atividade física, é o descanso. Durma bem, evite preocupações na hora de dormir e não tome café após às 16h. Tudo isso ajuda a ter um sono tranquilo e em paz”, conta a psicóloga.

4. Medite

Atualmente, é possível encontrar aplicativos e podcasts sobre meditação. O indicado é escolher o que mais te agrada e praticar pelo menos cinco minutos por dia.

5. Agradeça pelas coisas boas

“O poder da gratidão é cientificamente comprovado. Então, veja o lado bom da vida, agradeça por sua saúde, por ter comida na mesa, pela família e pelos amigos. No final, vemos que temos mais a agradecer do que a reclamar”, recomenda Mari.

6. Ligue para amigos e parentes

Fazer chamadas de vídeo e reservar momentos para se conectar com amigos e familiares é uma boa forma de evitar a solidão. Até de longe, é possível demonstrar e receber amor e carinho.

7. Organize-se

Uma rotina organizada, mesmo em tempos de pandemia, diminui a ansiedade. Ver uma lista de tarefas completa no término do dia traz paz de espírito e tranquilidade.

8. Alimente-se bem

“Coma de forma saudável. Uma dieta rica em frutas e verduras é ótima para o humor. Além disso, evite álcool e cigarros. Eles aumentam a ansiedade e potencializam nossos transtornos da mente”, explica a profissional.

9. Procure ajuda

“É importante ter autocuidado e respeito a si, a ponto de assumir que você precisa de ajuda. Hoje em dia, com a telemedicina, é possível encontrar muitos médicos e psicólogos atendendo online. Recorra a um profissional, porque eles estão prontos a te ajudar”, finaliza Mari.

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