Saúde mental e suicídio: como Setembro Amarelo mostrou a importância de falar sobre esses assuntos

Sérgio Vinícius
27 de Setembro de 2019


Crédito: Photo on VisualHunt
Saúde mental e suicídio: como Setembro Amarelo mostrou a importância de falar sobre esses assuntos

A campanha Setembro Amarelo de 2019 – que visa conscientizar as pessoas sobre depressão e prevenir o suicídio – está chegando ao final. No decorrer do mês, o Busca Voluntária (em parceria com o MSN Brasil) publicou uma série de reportagens especiais a respeito do assunto. O portal, inclusive, criou uma página para incentivar o debate.

Precisa Conversar?


Ligue para o CVV: disque 188 de qualquer telefone e fale com um voluntário gratuitamente, 24 horas por dia. Se preferir, entre no site www.cvv.org.br e seja atendido por chat ou por email.

O que se viu este mês foi uma série de ações (reportagens, rodas de bate-papo, palestras em hospitais, universidades) que resultaram em desmistificar o suicídio e ampliar o debate sobre saúde mental. A iniciativa Setembro Amarelo, criada pelo Centro de Valorização da Vida e pelo Conselho Federal de Medicina, se mostrou de extrema importância e, de forma eficaz, jogou luz sobre um problema grava – a cada 100 mil habitantes, 4,5 pessoas  se matam no Brasil.

A seguir, você confere as reportagens especiais a respeito do Setembro Amarelo, escritas pelas repórteres Beatriz Ceschim e Marcella Blass.

Especial Setembro Amarelo
Conheça a campanha de prevenção do suicídio e saiba como ajudar
“É preciso falar sobre suicídio”, diz porta-voz do CVV
Mitos e verdades sobre o suicídio
Como a internet e as redes sociais afetam sua saúde mental
Onde buscar ajuda? Disque 188; ligações de prevenção ao suicídio são gratuitas em todo o país (do 33Giga)

Abaixo, assista ao vídeo sobre depressão criado pelo CVV e pela Unicef sobre prevenção do suicídio entre jovens. O conteúdo está disponível para download em www.cvv.org.br/conheca-mais e pode ser utilizado em escolas, hospitais, grupos de apoio ou por quem queira se informar sobre como prevenir o suicídio.

© 2017 Todos os direitos reservados - Busca Voluntária - website by: plyn!

Subir