Categorias

Robô recolhe resíduos plásticos da areia para deixar praias mais limpas

Marcella Blass
29 de Setembro de 2021


Crédito:

O BeBot é um robô que nasceu para fazer a limpeza e a restauração da costa marítima a partir da limpeza de resíduos plásticos das praias. Ele foi criado pela Poralu Marine, uma empresa canadense especializada em criar soluções ecológicas em prol da proteção do meio ambiente.

Conduzido pela organização sem fins lucrativos 4Ocean, o modelo funciona por meio de energia solar. Ele começa seu trabalho coletando resíduos plásticos da praia e depois devolve a areia limpa ao seu devido lugar. Em funcionamento, consegue alcançar profundidades de até 10 cm e pode coletar cigarros, tampas de garrafas, embalagens de comida e fragmentos que se escondem na areia.

Leia mais:
Engenheira queniana cria tijolo sustentável feito de plástico reciclado e areia
Startup cria embalagens 100% biodegradáveis que viram adubo

Além disso, o BeBot foi pensado para respeitar e proteger a biodiversidade local. Por isso, é equipado com uma tecnologia que evita comprimir possíveis ovos de tartarugas ou outros animais que vivem por ali.

Juntos pelo planeta

Dependendo da tipografia do local, o robô tem capacidade para limpar faixas de areia de 3 mil m² por hora. Dessa forma, ele vai otimizar e agilizar muito a limpeza das praias, já que seu potencial de trabalho equivale ao ritmo de cerca de 20 pessoas fazendo a mesma função de forma manual por 24 horas.

Com o isso, o plano da empresa Poralu Marine é levar o BeBot para mais praias, reafirmando o seu potencial de coleta de resíduos plásticos. Dessa forma, ele poderá chamar a atenção de organizações e governos em todo o mundo para aumentar o trabalho de proteção ambiental em todos os continentes.

Quer fazer trabalho voluntárioClique aqui e encontre um com a sua cara

GUIA DO VOLUNTARIADO

Receba com exclusividade nosso e-book sobre voluntariado.

ACESSAR O E-BOOK

© 2021 Todos os direitos reservados - Busca Voluntária - website by: plyn!

Subir