Categorias

Startup cria embalagens 100% biodegradáveis que viram adubo

Marcella Blass
16 de Junho de 2021


Crédito: Reprodução/Já Fui Mandioca

O descarte inadequado de plástico é um dos maiores problemas ambientais que o mundo enfrenta atualmente. Com isso em mente, a startup brasileira Já Fui Mandioca desenvolveu copos, bandejas e outros produtos com a mesma função dos de plástico, mas produzidos a partir de fécula de mandioca. Isto é: embalagens biodegradáveis e 100% compostáveis.

Leia mais: 
Empresa cria garrafa totalmente biodegradável em água, areia e aterros
Fotógrafo realiza ensaio sobre poluição das águas, para conscientizar as pessoas

Isso significa que elas podem ser depositadas no solo sem causar prejuízos ambientais. Por conta de sua matéria prima, elas não só se decompõem muito mais rápido, mas ainda liberam uma série de nutrientes na terra. De acordo com a empresa, as embalagens da Já Fui Mandioca se transformam em um adubo poderoso e orgânico em cerca de 90 dias.

A inspiração veio da ideia de copiar a “embalagem mais perfeita que existe”: a casca das frutas – que depois de descartada se torna insumo para uma nova fruta. O projeto é baseado nos princípios da economia circular, e segue o conceito “da terra para terra”, onde não existe a produção de lixo após o uso das embalagens biodegradáveis.

Crédito: Já Fui Mandioca

 

Além disso, as bioembalagens usam muito menos água em seus processos de produção. De acordo com a empresa, os produtos de mandioca consomem cerca de 100 vezes menos água em comparação aos copos de plástico e 480 vezes menos em relação aos de papel.

Atualmente, a Já Fui Mandioca já produz potinhos para sorvete, bowls de 500ml, copos, bandejas e uma linha de embalagens biodegradáveis e compostáveis para o delivery. Todas elas têm propriedades térmicas semelhantes ao isopor, o que permite servir e transportar alimentos quentes (até 70ºC), frios e congelados. Para completar, os produtos também são 100% veganos, totalmente livres de matéria-prima ou teste animal.

Quer fazer trabalho voluntárioClique aqui e encontre um com a sua cara

GUIA DO VOLUNTARIADO

Receba com exclusividade nosso e-book sobre voluntariado.

ACESSAR O E-BOOK

© 2021 Todos os direitos reservados - Busca Voluntária - website by: plyn!

Subir