Categorias

Engenheira queniana cria tijolo sustentável feito de plástico reciclado e areia

Marcella Blass
13 de Agosto de 2021


Crédito: Reprodução/Gjenge Maker

A jovem engenheira Nzambi Matee é a responsável pelo desenvolvimento de um tijolo sustentável feito a partir de resíduos de plástico reciclado e areia. Além de amigos do meio ambiente, eles são extremamente resistentes (7x mais fortes que o concreto) e possíveis de produzir a um custo baixo.

Leia mais:
Startup cria embalagens 100% biodegradáveis que viram adubo
Fotógrafo realiza ensaio sobre poluição das águas, para conscientizar as pessoas

A fábrica Gjenge Maker, no Quênia, comandada por Nzambi, produz cerca de 1,5 mil tijolos sustentáveis por dia. O material de construção é feito em diferentes cores e tamanhos, para se adaptar aos mais variados tipos de projetos. A matéria-prima para a produção dos tijolos vem diretamente dos produtores de embalagens de plástico, que oferecem gratuitamente para a engenheira.

Na prática, os tijolos são produzidos por meio de uma mistura de diferentes tipos de plástico, como o polietileno de alta densidade, polietileno de baixa densidade e polipropileno. No conjunto, entra a areia e depois a combinação é aquecida e comprimida no formato do material de construção.

De acordo com Nzambi, sua fábrica já reciclou mais de 20 toneladas de resíduos de plástico desde 2017. Pela iniciativa, pesquisa e desenvolvimento do tijolo sustentável, a engenheira também foi premiada como Young Champions of the Earth 2020, promovido pelo Programa das Nações Unidas pelo Meio Ambiente.

No perfil da Gjenge Makers no Instagram, você pode conferir mais detalhes sobre a produção do tijolo sustentável e o impacto do trabalho da Nzambi e sua equipe.

Fonte: Seesp

GUIA DO VOLUNTARIADO

Receba com exclusividade nosso e-book sobre voluntariado.

ACESSAR O E-BOOK

© 2021 Todos os direitos reservados - Busca Voluntária - website by: plyn!

Subir