Categorias

Programa oferece curso profissionalizante para refugiados

Da Redação
11 de Março de 2021


Crédito: Photo by Green Chameleon on Unsplash
false

Normalmente, refugiados precisam de ajuda para reconstruir suas vidas no Brasil. Muitos deles contam com o auxílio de programas como o Somos Todos Cuidadores , curso profissionalizante desenvolvido pela Sodexo On-site, em parceria com a Organização Internacional para as Migrações (OIM). Recentemente, a iniciativa formou uma turma de 33 venezuelanos, que se especializaram em Higiene & Limpeza Hospitalar.

LEIA MAIS: ESTOU REFUGIADO: CONHEÇA O PROJETO QUE AJUDA ESTRANGEIROS NO BRASIL
DISQUE 100 | COMO FUNCIONA O CANAL QUE RECEBE DENÚNCIAS DE DIREITOS HUMANOS

O curso de 40 horas foi realizado de forma remota e contou com uma aula prática final, organizada na célula de treinamento da Operação da Sodexo On-site, dando aos alunos a possibilidade de ter contato com o dia a dia da profissão. “Acreditamos que essa turma terá muito sucesso em sua jornada no mercado de trabalho, pois há uma demanda crescente por estes profissionais tão necessários para o bom funcionamento do ambiente hospitalar”, afirma Lilian Rauld, head de Diversidade e Inclusão da Sodexo On-site Brasil.

Somos Todos Cuidadores

Lançado em 2019, e em sua quarta edição, o Somos Todos Cuidadores já formou mais de 120 alunos no curso de copeiro hospitalar. Segundo Lilian, o projeto tem como objetivo também capacitar pessoas em situação de vulnerabilidade social, mulheres que sobreviveram há situações de violência doméstica, pessoas com deficiência e pessoas trans para o mercado de trabalho, promovendo oportunidades de crescimento profissional, inclusão social e geração de empregos. “Programas que trazem oportunidades de capacitação e crescimento profissional são fundamentais para estimular uma cultura inclusiva no mercado de trabalho e na sociedade como um todo”, conta a executiva.

“Parcerias como essa realizada com a Sodexo são de grande relevância para a OIM por viabilizarem iniciativas que promovem a capacitação e a inserção laboral de migrantes, permitindo a integração econômica durável dessas pessoas que decidiram construir suas vidas no Brasil e participar do desenvolvimento da sua comunidade de acolhida”, diz Stéphane Rostiaux, chefe de missão da OIM no Brasil. A participação da OIM nessa iniciativa é realizada no marco do Projeto Oportunidades, com o apoio financeiro da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID).

© 2021 Todos os direitos reservados - Busca Voluntária - website by: plyn!

Subir