Categorias

Imposto de Renda: veja como fazer doações a instituições filantrópicas

Da Redação
11 de Março de 2021


Crédito: Pixabay
false

Pessoas físicas e jurídicas que desejam ajudar causas importantes podem colaborar com instituições filantrópicas por meio da declaração do Imposto de Renda (IR). É permitido doar até 3% do valor devido para fundos controlados pelos conselhos municipais, estaduais, distrital e nacional do Idoso e outros 3% para os da Criança e do Adolescente.

LEIA MAIS: ESTOU REFUGIADO: CONHEÇA O PROJETO QUE AJUDA ESTRANGEIROS NO BRASIL
LER, RELAXAR E MAIS: 20 HÁBITOS PARA MELHORAR SUA VIDA

O limite global para doações é de 6% do imposto devido. Entretanto, vale a pena destacar que o contribuinte pode realizar colaborações maiores, mas o valor não será deduzido do imposto a pagar.

Como fazer as doações?

As opções estão disponíveis no programa da declaração. Para obter a dedução no valor do imposto, é preciso fazer o processo pelo modelo completo.

O contribuinte deve entrar na ficha “Doações Diretamente na Declaração” e escolher para qual tipo de fundo deseja fazer a contribuição (Fundo do Idoso ou do Estatuto da Criança e do Adolescente). Também é preciso optar pela esfera de atuação: nacional, estadual ou municipal. É necessário ainda informar qual será o valor doado, respeitando os limites. Em seguida, o programa gerará o Darf, que deve ser pago até o dia final da entrega do Imposto de Renda.

É importante destacar que não é possível escolher uma instituição específica para receber a doação, somente a causa. A Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), mais conhecida como “Vicentinos”, é uma das organizações beneficiadas. Ela atua em cerca de 600 lares de idosos para longa permanência, localizados em todo o Brasil. A destinação do Imposto Renda ajuda a SSVP na manutenção dos espaços físicos e permite que a organização continue assegurando que os idosos tenham uma vida digna, com acesso à moradia, alimentação, higiene e cuidados com a saúde.

GUIA DO VOLUNTARIADO

Receba com exclusividade nosso e-book sobre voluntariado.

ACESSAR O E-BOOK

© 2021 Todos os direitos reservados - Busca Voluntária - website by: plyn!

Subir