Categorias

Dicas para melhorar o relacionamento com idosos com Alzheimer

Da Redação
20 de Abril de 2021


Crédito: Divulgação

Muito comum entre os idosos, o Alzheimer tira a autonomia e a independência das pessoas, afetando toda a família. O Busca Voluntária e a equipe da Home Angels, rede de franquias de cuidadores da América Latina, preparam algumas dicas que podem ajudar a melhorar o convívio com pessoas afetadas pela doença.

Leia mais: 10 atividades para fazer com idosos durante o isolamento
Isolamento social: 9 dicas para cuidar da saúde mental

Idosos com Alzheimer: dicas para melhorar o relacionamento

Mantenha uma conversa agradável
A confusão mental é característica da doença. Por isso, manter um diálogo com o idoso torna-se desafiador. O ideal é sempre estimular uma conversa agradável por meio de frases curtas, simples e objetivas.

Perguntas repetitivas
Quando um idoso perguntar algo várias vezes, não fique lembrando que tais questões já foram feitas. Responda sucintamente e use frases com poucas palavras.

Aproveite as habilidades do idoso
Estimule a pessoa em seus afazeres. Peça ajuda para escrever a lista do mercado, pergunte se ela pode te ensinar a fazer crochê, a montar um quebra-cabeça ou a realizar outras atividades. Assim, o idoso vai se sentir útil e ficar feliz em contribuir.

Peça ajuda
Conte ao idoso tudo que vai fazer com ele e peça sua ajuda. É possível usar frases como “vou tirar sua camiseta, me ajude, por favor” ou “vou te levantar da cama, apoie seu braço para me ajudar”.

Crie rotinas
Elabore uma agenda semanal e crie lembretes para evitar erros na hora das medicações e recordar atividades programadas.

Tenha empatia
Pergunte como o idoso se sente, quais são suas vontades e o que ele prefere fazer em diversas situações. Dê valor à opinião dele.

© 2021 Todos os direitos reservados - Busca Voluntária - website by: plyn!

Subir