Categorias

Bluetooth e acesso à internet torna a vida de deficientes auditivos mais fácil

Thalita Ribeiro
3 de Abril de 2018


Crédito: Visualhunt.com

Falar ao telefone ou ouvir música são atividades simples, mas que podem se transformar em um problema para pessoas com deficiência auditiva. Entretanto, em 2017, chegou ao mercado brasileiro o Oticon Opn – aparelho que se conecta à internet e outros dispositivos por meio de bluetooth. Dessa forma, é possível atender ligações e interagir com celulares, tablets e televisões por meio do sinal sem fio.

LEIA MAIS: CADEIRA DE RODAS ANFÍBIA É DESENVOLVIDA NA ÁFRICA DO SUL
DIREITOS HUMANOS: ENTENDA POR QUE ELES SÃO ESSENCIAIS PARA TODOS

O aparelho auditivo tem a capacidade de dar suporte ao cérebro no processo de audição, reduzindo o esforço de escuta e fadiga auditiva, além de proporcionar uma audição mais natural. Em dispositivos convencionais, há uma limitação de direcionalidade durante funcionamento do aparelho – o que não acontece com o Oticon Opn.

Após quase uma década de pesquisa para desenvolvimento do dispositivo, um dos primeiros usuários foi um brasileiro. Leonardo Nehrer, 26, é deficiente auditivo desde a infância e um de seus maiores desafios era falar ao telefone usando uma prótese auditiva tradicional. Com o Opn, ele agora consegue ouvir a voz do outro lado da linha, em uma ligação no celular, diretamente no ouvido, mas por meio do aparelho auditivo.

Além de ligações em smartphones, é possível conectar-se diretamente com outros equipamentos eletrônicos que também possuem tecnologia sem fio. Dessa forma, a experiência de pessoas com deficiência auditiva ao assistir programas de TV, usar computadores e outros dispositivos pode ser melhorada. O som sai limpo, direto do aparelho auditivo, como se fosse o áudio de um fone de ouvidos.

O Oticon Opn ganhou prêmio no CES 2018, um dos maiores prêmios do ramo da tecnologia. O Innovation Awards é uma premiação norte-americana que reconhece projetos e serviços de tecnologia inovadores pelo mundo. Para adquiri-lo é necessário entrar no site da fabricante e seguir os passos para uma avaliação com fonoaudiólogo.

GUIA DO VOLUNTARIADO

Receba com exclusividade nosso e-book sobre voluntariado.

ACESSAR O E-BOOK

© 2021 Todos os direitos reservados - Busca Voluntária - website by: plyn!

Subir