Cadeira de rodas anfíbia é desenvolvida na África do Sul

Thalita Ribeiro
22 de Março de 2018


Crédito: Divulgação / Ford
Entidade sul-africana desenvolve cadeira de rodas anfíbia, com apoio da Ford Motor | Crédito: Divulgação / Ford

Ir à praia e se refrescar no mar é uma sequência de ações que costumam ser simples. Entretanto, quem é cadeirante encontra algumas dificuldades, como o fato de não poder entrar na água com a cadeira. Pensando nisso, a Wildlife and Environment Society of South África (Wessa) está desenvolvendo uma cadeira de rodas anfíbia, com o apoio da montadora Ford Motor.

LEIA MAIS: FINLÂNDIA É O PAÍS MAIS FELIZ DO MUNDO, DIZ PESQUISA; VEJA RANKING COMPLETO
ASSOCIAÇÃO USA SOFTWARES PARA AUXILIAR NO APRENDIZADO DE ADULTOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E AUTISMO

O projeto é chamado de Cadeira de Rodas Anfíbia Blue Flag e a Wessa atua há mais de 90 anos na sustentabilidade, ecoturismo e educação, junto com o Conselho Nacional para Pessoas com Deficiência da África do Sul. Inicialmente, quatro cadeiras de rodas estão sendo projetadas especialmente para rodar na areia e entrar na água. O equipamento é considerado um avanço importante de mobilidade para pessoas com deficiência, agregando valor à estrutura local de turismo.

A Wessa é a representante sul-africana do respeitado selo ecológico internacional Blue Flag (”Bandeira Azul”) para praias, embarcações e marinas – um símbolo de qualidade entregue anualmente e reconhecido pela Organização Mundial de Turismo.

No total, 45 praias sul-africanas já contam com o selo, que para ser conquistado exige o cumprimento de rigorosos critérios de qualidade da água, gestão e educação ambiental, além de acesso universal para pessoas com ou sem deficiência.

“Embora algumas praias da África do Sul ofereçam acesso a portadores de deficiência, nem sempre é fácil chegar até a areia e, principalmente, entrar no mar”, explica Robert Slater da Wessa. “A entidade tem o objetivo de melhorar essa situação oferecendo cadeiras de rodas anfíbias em quatro praias com certificação Blue Flag ao redor da África do Sul, permitindo que cadeirantes possam ir à praia e entrar na água.”

“Este é mais um exemplo de como a mobilidade pode melhorar a qualidade de vida das pessoas de maneiras diversas”, diz Mike Schmidt, diretor de Educação e Desenvolvimento Global de Comunidades do Ford Motor Company Fund. “Estamos felizes em apoiar esse projeto único para que mais pessoas possam desfrutar de ótimos momentos na praia.”

© 2017 Todos os direitos reservados - Busca Voluntária - website by: plyn!

Subir