Bluetooth e acesso à internet torna a vida de deficientes auditivos mais fácil

Thalita Ribeiro
3 de Abril de 2018


Crédito: Visualhunt.com
Prótese auditiva com bluetooth e conectividade à internet recebe prêmio internacional

Falar ao telefone ou ouvir música são atividades simples, mas que podem se transformar em um problema para pessoas com deficiência auditiva. Entretanto, em 2017, chegou ao mercado brasileiro o Oticon Opn – aparelho que se conecta à internet e outros dispositivos por meio de bluetooth. Dessa forma, é possível atender ligações e interagir com celulares, tablets e televisões por meio do sinal sem fio.

LEIA MAIS: CADEIRA DE RODAS ANFÍBIA É DESENVOLVIDA NA ÁFRICA DO SUL
DIREITOS HUMANOS: ENTENDA POR QUE ELES SÃO ESSENCIAIS PARA TODOS

O aparelho auditivo tem a capacidade de dar suporte ao cérebro no processo de audição, reduzindo o esforço de escuta e fadiga auditiva, além de proporcionar uma audição mais natural. Em dispositivos convencionais, há uma limitação de direcionalidade durante funcionamento do aparelho – o que não acontece com o Oticon Opn.

Após quase uma década de pesquisa para desenvolvimento do dispositivo, um dos primeiros usuários foi um brasileiro. Leonardo Nehrer, 26, é deficiente auditivo desde a infância e um de seus maiores desafios era falar ao telefone usando uma prótese auditiva tradicional. Com o Opn, ele agora consegue ouvir a voz do outro lado da linha, em uma ligação no celular, diretamente no ouvido, mas por meio do aparelho auditivo.

Além de ligações em smartphones, é possível conectar-se diretamente com outros equipamentos eletrônicos que também possuem tecnologia sem fio. Dessa forma, a experiência de pessoas com deficiência auditiva ao assistir programas de TV, usar computadores e outros dispositivos pode ser melhorada. O som sai limpo, direto do aparelho auditivo, como se fosse o áudio de um fone de ouvidos.

O Oticon Opn ganhou prêmio no CES 2018, um dos maiores prêmios do ramo da tecnologia. O Innovation Awards é uma premiação norte-americana que reconhece projetos e serviços de tecnologia inovadores pelo mundo. Para adquiri-lo é necessário entrar no site da fabricante e seguir os passos para uma avaliação com fonoaudiólogo.

© 2017 Todos os direitos reservados - Busca Voluntária - website by: plyn!

Subir