Categorias

Dia Mundial do Café: conheça 5 benefícios do grão para a sua saúde

Marcella Blass
14 de Abril de 2021


Crédito: Nathan Dumlao on Unsplash

Hoje (14) é comemorado o Dia Mundial do Café. A data surgiu para homenagear a bebida que é uma das mais amadas e versáteis do mundo. E mais do que ter um sabor muito peculiar e intenso, o grão tem uma série de vantagens para o corpo quando consumido com moderação. A seguir, o Busca Voluntária destaca 5 benefícios do café à saúde.

Leia mais: 
16 alimentos que podem auxiliar a prevenir doenças
Café em Tóquio tem garçons robôs controlados por pessoas com deficiência

Menos estresse, mais disposição 

O café e sua cafeína ajudam a aliviar o estresse e a tensão do dia a dia. Por conta de seu efeito estimulante, o consumo moderado da bebida ainda está relacionado ao ganho de disposição, ao combate ao sono e à melhora da performance cognitiva e da concentração.

Ajuda na digestão

A xícara de café após o almoço já é costume para muita gente. Mas o que poucas pessoas sabem é que a bebida é um excelente facilitador para o processo de digestão. As propriedades do grão são responsáveis por estimular os intestinos e aumentar os movimentos gastrointestinais. Sendo assim, ainda é um grande aliado para quem sofre de prisão de ventre.

Previne diabetes

Uma pesquisa publicada no National Center for Biotechnology Information aponta que o consumo moderado de café está associado à diminuição do risco de desenvolver Diabetes tipo 2. Essa propriedade medicinal está relacionada ao antioxidante ácido clorogênico, presente nos grãos, que permite o aumento da sensibilidade da insulina no corpo.

Protege o coração

Um estudo publicado pela revista científica American Heart Association Journal mostrou que o consumo diário de até 3 xícaras de café pode reduzir, em longo prazo, os riscos de insuficiência cardíaca. Os prováveis responsáveis pelo benefício são os polifenóis, que combatem os radicais livres e favorecem o aumento do HDL, também chamado de colesterol bom.

Previne o câncer

Uma pesquisa do Istituto Di Ricerche Farmacologiche Mario Negri, na Itália, mostrou que pessoas que bebem café podem ter uma redução de 41% na chance de desenvolver câncer de fígado em relação com aquelas que não consomem a bebida. Já um estudo da Universidade de Lund, na Suécia, aponta que o grão pode proteger contra o câncer de mama. A principal aposta dos cientistas é que esse benefício se deve aos antioxidantes do café, que combatem os radicais livres relacionados ao desenvolvimento da doença.

© 2021 Todos os direitos reservados - Busca Voluntária - website by: plyn!

Subir