Aplicativo para celular permite fazer terapia online
O sofrimento de se viver com transtornos mentais, em alguns casos, pode impedir que as pessoas consigam sair de casa mesmo para ir às consultas psicológicas. De acordo com uma pesquisa da plataforma de terapia online FalaFreud, 45,6% dos pacientes preferem realizar as consultas por meio do aplicativo móvel por enfrentar dificuldades de sair de casa, por conta de sintomas de quados como ansiedade e síndrome do pânico.
Leia mais:
Cachorro cego ganha seu próprio cão-guia
Novo personagem da Turma da Mônica é portador de doença rara
Além dos obstáculos que os transtornos colocam, os pacientes também preferem fazer a terapia em casa por causa da comodidade, possibilidade de enviar mensagens ao psicólogo quando quiser e a possibilidade de atendimento diário.
O CEO do FalaFreud, Yonathan Faber, conta que a ideia da empresa surgiu de uma necessidade pessoal. Quando Faber se mudou para os Estados Unidos, ele viu a necessidade de fazer um acompanhamento psicológico à distância. Por isso, decidiu investir nesse ramo.
“Optei por fazer minhas consultas com a terapeuta com quem já tinha afinidade, o que fez total diferença no meu tratamento. Mesmo à distância, consegui gerenciar minha crise pessoal e superar as adversidades daquela época. Foi então que percebi que esse poderia ser o problema de tantas outras pessoas e decidi fundar a empresa”, explica o executivo.
Dados da empresa apontam que as buscas por temas como a síndrome do pânico e ansiedade cresceram no Facebook e no Blog do FalaFreud. “Esta demanda vem aumentando consideravelmente em nossa plataforma, e estamos prontos para acolher e ajudar nossos usuários nessa busca da cura interior”, comenta Sabrina Ferrer, psicóloga-chefe do aplicativo.
Para instalar o aplicativo e fazer as consultas online basta baixar a ferramenta gratuita para iOS e Android.