Novo personagem da Turma da Mônica é portador de doença rara

Beatriz Ceschim
28 de Março de 2019


Crédito: Divulgação

A Turma da Mônica acaba de ganhar um novo personagem. O Edu é um garoto de 9 anos portador de Distrofia Muscular Duchenne (DMD), uma doença degenerativa e hereditária, que gera danificação muscular progressiva. Ela afeta um em cada 5 mil meninos e evolui rapidamente.

Leia mais:Lionel Messi ajuda a construir maior centro europeu de tratamento do câncer infantil
Dois pacientes com HIV são curados por transplante de células-tronco

A história foi lançada no Congresso Paulista de Pediatria, na última terça-feira (26).

Nessa HQ, a mãe de Edu e a professora têm um papel fundamental. As duas explicam para as crianças sobre a doença rara, de uma forma leve e didática.

Crédito: Divulgação
Edu, o novo personagem da Turma da Mônica

A criação desse personagem tem como propósito falar sobre inclusão e mostrar a importância de saber o diagnóstico do DMD o mais breve possível. A ideia de abordar esse tema veio do diretor-geral da Sarepta, Fábio Ivankovich. Ele tinha o intuito de informar à maior quantidade de pessoas sobre os perigos dessa doença.

O diretor conta que a empresa quer reforçar sobre o reconhecimento precoce da doença. Isso é possível “com a solicitação de um exame de sangue chamado CK”. Deste modo, “permite que o tratamento seja iniciado rapidamente para que as crianças tenham uma qualidade de vida melhor”, explica Fábio.

Crédito: Photo credit: Globo Internacional on Visualhunt.com / CC BY-NC-SA
Mauricio de Sousa, escritor que criou a Turma da Mônica

Para o escritor Mauricio de Sousa, Edu tem a finalidade de motivar e ser o porta-voz de uma questão muito importante. No primeiro quadrinho, ele mostra como o personagem pode viver e se divertir, apesar das limitações.

A criação desse personagem vem do projeto “Cada passo importa”. O programa é uma parceria entre a Mauricio de Sousa Produções  (MSP) e a Sarepta Farmacêutica, produtora de medicamentos para doenças neuromusculares raras.

© 2017 Todos os direitos reservados - Busca Voluntária - website by: plyn!

Subir