Categorias

Veja hábitos que contribuem para saúde do corpo e da mente

Da Redação
27 de Maio de 2021


Crédito: Pixabay
false

Cuidar da saúde do corpo e da mente é essencial para quem quer ter uma vida mais equilibrada. Em tempos de pandemia, é possível adotar alguns hábitos simples, mas que promovem o bem-estar e melhoram o sistema imunológico.

LEIA MAIS: 5 APLICATIVOS PARA FAZER EXERCÍCIOS FÍSICOS EM CASA
PRECISA RELAXAR? CONHEÇA CANAIS NO YOUTUBE QUE TE ENSINAM A PRATICAR YOGA

Como cuidar da saúde do corpo e da mente

Alimentação

O excesso de peso compromete o funcionamento de todos os órgãos, deixando o sistema imunológico vulnerável e suscetível a possíveis vírus e bactérias. Por isso, manter a saúde em dia vai muito além de fatores estéticos, sendo uma medida importante para estabelecer o equilíbrio e resistência do corpo. Isso significa que é necessário adotar um novo estilo de vida.

“Dê preferência a alimentos naturais, como verduras, frutas, vegetais e cereais, que além de mais saudáveis, ajudam a melhorar o funcionamento do nosso sistema imunológico, pois possuem maior quantidade de vitaminas e minerais (micronutrientes), fibras e compostos com ação antioxidante, que podem ser encontrados nas uvas ou nos frutos vermelhos”, explica Elifas Rodrigues, nutrólogo da clínica Benessere.

Fontes de proteínas, como a carne bovina, colaboram para o combate de agentes perigosos em nosso organismo. Frango, ovos e peixes ricos em ômega 3 também são grandes aliados de processos anti-inflamatórios.

Outra opção é apostar em alimentos que promovam a saciedade, como chia e linhaça, oleaginosas (nozes, castanhas e amêndoas) e leguminosas (ervilha, feijão e do grão-de-bico). Esses ingredientes, além de nutritivos, possuem altas concentrações de proteínas, fibras e micronutrientes.

Quem busca um acompanhamento minucioso, completo e efetivo deve buscar o auxílio de um nutricionista, já que os profissionais da área conseguem entender as especificidades e montar diretas personalizadas com base nas necessidades de cada pessoa.

Não se esqueça de beber água

Também vale a pena destacar a importância de ingerirmos um nível adequado de água durante o dia. Ela é um elemento fundamental para que ocorram todas as reações biológicas e químicas do nosso organismo. Presente no sangue e nas células, o líquido transporta várias substâncias (desde a ingestão de um alimento até a sua eliminação), ajudando na produção de anticorpos e contribuindo para a diminuição da retenção de líquidos.

“É recomendável evitar os refrigerantes devido às grandes quantidades de açúcares utilizados em sua composição, que prejudicam a circulação sanguínea e o acúmulo de gorduras. Dê preferência a sucos e chás naturais, ou bebidas sem açúcares em geral”, comenta Alisson Melo, nutrólogo da clínica Benessere.

Exercícios físicos

Mesmo durante o isolamento social, é fundamental manter uma rotina de treinos para cuidar da saúde do corpo e da mente. Os exercícios praticados durante a atividade física são capazes de “desafogar” o acúmulo de estresse, a alteração do sono, a tensão muscular e o formigamento. Eles também minimizam a sensação de desgaste, a perda de interesse, os problemas de atenção e até colaboram com o combate à depressão e a doenças como hipertensão e diabetes.

A dica para quem está isolado em casa é apostar nos treinos de calistenia (que exploram o peso do próprio corpo na prática de atividades). Além disso, é possível subir e descer escadas, caminhar dentro de casa, praticar yoga e fazer exercícios como polichinelos e abdominais.

 

 

© 2021 Todos os direitos reservados - Busca Voluntária - website by: plyn!

Subir