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Uber promove campanha com foco na educação antirracista

Da Redação
13 de Maio de 2021


Crédito: Divulgação/Uber
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A Uber lançou na última segunda-feira (10) uma campanha que convida usuários e motoristas parceiros para serem aliados no combate ao racismo. Dividida em duas fases, a iniciativa tem o objetivo de promover conteúdo sobre educação antirracista dentro e fora do aplicativo, utilizando exemplos de situações reais já vivenciadas em viagens.

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Como funcionará a campanha

Na primeira etapa da campanha, peças físicas em pontos de ônibus, relógios de rua e posts em redes sociais mostram frases racistas relatadas por motoristas parceiros e usuários da Uber Além de reforçar que tais comportamentos não são aceitos pela plataforma e podem levar ao banimento, os exemplos chamam a atenção para afirmações racistas que são reproduzidas, muitas vezes, de forma velada e sistêmica.

Na segunda fase, uma série de vídeos mostrará, de maneira mais didática, como esses exemplos são parte do racismo estrutural e porque ter uma educação antirracista é importante para ajudar a mudar essa realidade. Os vídeos serão distribuídos nas próximas semanas dentro do aplicativo da Uber para 23 milhões de brasileiros (22 milhões de usuários e 1 milhão de parceiros).

Como reportar casos de racismo na Uber?


Após cada viagem, passageiros e motoristas são convidados a avaliar a experiência. Se o usuário ou condutor quiser reportar algum incidente, a Uber conta com uma equipe de suporte disponível 24/7, que analisa individualmente caso a caso. A denúncia pode ser feita pelo menu de ajuda do próprio app ou por este site.

Educação antirracista

O desenvolvimento do conteúdo de educação antirracista foi coordenado pela Promundo. A ONG é focada na igualdade de gêneros e já trabalhou com instituições como a ONU, o Banco Mundial e a OMS. A criação do material começou em 2020. A pedido da Uber, a instituição realizou grupos de discussão com usuários, motoristas parceiros e ativistas de diferentes cidades do País. Informações tiradas destas conversas auxiliaram na elaboração dos conteúdos.

Além da Promundo, Celso Athayde, fundador da CUFA, e especialistas da Frente Nacional Antirracista auxiliaram a Uber para chegar ao formato e abordagem final da campanha. O Instituto Identidades do Brasil (ID_BR) também tornou-se parceiro da empresa este ano e atuará nas demais iniciativas de combate ao racismo.

Compromisso da Uber

A campanha de educação antirracista faz parte de um compromisso global assumido pela Uber em 2020. A meta é combater o racismo e criar produtos igualitários por meio da tecnologia. As iniciativas incluem metas internas, como aumentar o número de funcionários negros (inclusive em cargos de liderança), e externas, como a revisão dos processos de respostas às denúncias de racismo e a disseminação de conteúdo educativo para usuários e motoristas parceiros.

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