Categorias

5 respostas para dúvidas sobre a terceira dose da vacina de covid-19

Da Redação
21 de Setembro de 2021


Crédito: Divulgação
5 respostas para dúvidas sobre a terceira dose das vacinas de covid-19

O avanço da vacinação em território nacional é um fator importante para a tendência de diminuição das mortes causadas pela covid-19. Recentemente, o Ministério da Saúde anunciou a aplicação de uma terceira dose da vacina, que funciona como um reforço para imunossuprimidos e idosos.

Quer ficar por dentro das melhores notícias do mundo e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual do VoluntárioClique aqui e assine a newsletter do Busca Voluntária

De acordo com Raquel Xavier de Souza Saito, docente do curso de graduação em enfermagem da Faculdade Santa Marcelina, dependendo da evolução da epidemia no País, bem como o surgimento de novas evidências científicas, a administração de doses adicionais para outros grupos poderá ser considerada. Com a eminência dessa nova realidade, a especialista respondeu cinco questões sobre o tema para que a população possa se preparar e estar devidamente imunizada e segura contra a pandemia do novo coronavírus.

Quais os benefícios da terceira dose da vacina?

São dois os principais fatores que justificam o usa da terceira dose de vacinas contra covid-19. Primeiramente, dados comprovam uma queda progressiva de proteção imunológica entre os idosos acima de 70 anos e, particularmente, acima de 80 anos. Logo, uma terceira dose poderia prolongar a proteção. Em segundo lugar, pessoas com alto grau de imunocomprometimento tendem a apresentar resposta imunológica reduzida e, nesse caso, uma terceira dose aumentaria essa resposta.

“Recomendações sinalizam que a vacina a ser utilizada para a dose adicional deverá ser, preferencialmente, de RNA mensageiro, como Pfizer e Wyeth, ou, de maneira alternativa, vacina de vetor viral, como Janssen ou AstraZeneca”, explica a docente.

Leia mais: Gripes, resfriados e covid-19: entenda os sintomas
Crianças de Curitiba escrevem cartas em homenagem aos profissionais da saúde

Qual o intervalo entre a segunda e terceira dose?

O intervalo recomendado pelo Ministério da Saúde é de seis meses após a segunda dose ou dose única, independentemente do imunizante aplicado. Para indivíduos imunocomprometidos, esse período de intervalo deverá ser menor: somente 30 dias.

Teremos que tomar uma nova dose de vacina todos os anos?

A exemplo da vacina da gripe, pode ser necessária uma dose anual de imunizante para manter o controle da doença. “Isso deverá se repetir até que o vírus seja devidamente erradicado. Isso significa até que, depois de várias vacinações coletivas, não se observe mais a ocorrência da infecção na população de uma determinada região” afirma Raquel.

E depois da terceira dose? Quais serão as medidas de proteção?

A utilização de máscaras poderá seguir vigente, especialmente entre pessoas que apresentem síndrome gripal – essa deverá ser uma regra de etiqueta a ser adotada. E, como nenhuma vacina tem eficácia de 100% para a prevenção de qualquer doença, as medidas de proteção já conhecidas poderão seguir em avaliação. “Distanciamento social, uso de máscaras, higienização das mãos, limpeza e desinfecção de ambientes e isolamento de casos suspeitos e confirmados conforme orientações médicas são medidas que, quando utilizadas de forma integrada, favorecem o controle da transmissão da covid-19 e suas variantes”, finaliza a doutora.

A necessidade de uma terceira dose significa que ainda não estamos seguros?

A terceira dose da vacina de covid-19 é uma dose de reforço, que busca reduzir qualquer interferência em um conjunto de variáveis. “Uma vacina, para que tenha efetividade, depende de vários fatores: comportamento de replicação viral, conservação, imunidade e capacidade de resposta do indivíduo. A terceira dose vem para fortalecer esses fatores”, diz a professora.

Quer fazer trabalho voluntário? Clique aqui e encontre um com a sua cara

 

GUIA DO VOLUNTARIADO

Receba com exclusividade nosso e-book sobre voluntariado.

ACESSAR O E-BOOK

© 2021 Todos os direitos reservados - Busca Voluntária - website by: plyn!

Subir