Categorias

Crianças de Curitiba escrevem cartas em homenagem aos profissionais da saúde

Da Redação
7 de Maio de 2021


Crédito: Divulgação
cartas para profissionais da saúde

Nas últimas semanas, crianças e adolescentes de diversos colégios da rede privada de Curitiba e região metropolitana produziram mais de duas mil cartas para homenagear e agradecer o trabalho dos profissionais da saúde. As mensagens, que fazem parte do projeto Gratidão em Letras e Palavras, foram distribuídas nos principais hospitais da capital e em Unidades de Pronto Atendimento de Almirante Tamandaré, Fazenda Rio Grande e Pinhais.

LEIA MAIS: JOVEM IMPEDIDA DE ESTUDAR NA USP GANHA CURSO INTERNACIONAL
GIRL FROM RIO: ANITTA USA DINHEIRO DO CLIPE PARA FAZER DOAÇÕES

Para Gabriele Martignoni Sardá, médica intensivista do Hospital Santa Cruz, as mensagens das crianças dão força ao trabalho realizado por ela e pelos colegas dentro das UTIs de covid-19. “Na carta que eu recebi, o aluno nos agradece por tentar salvar o mundo do vírus. Mas, na realidade, hoje nós estamos salvando o mundo de cada paciente e de cada família. Junto com o mundo dos pacientes que são internados, também tem o mundo dos profissionais que cuidam”, diz.

Rafael Leria Vieira, técnico de enfermagem do pronto-socorro do Hospital Santa Cruz, também reforça que os últimos meses têm sido difíceis e de muito trabalho, mas que ações como essas são importantes e motivam os profissionais da saúde. “Isso é um gesto de amor a distância e uma forma de gratidão. É muito importante receber essas cartinhas feitas com tanto carinho por quem a gente não conhece”, conta.

Homenagem aos profissionais da saúde

A ideia para criar a homenagem surgiu após o relato de uma mãe que trabalha em uma UPA 24h. “Ela comentou comigo que os profissionais da saúde estavam cansados e desmotivados em alguns momentos, principalmente após o pico de casos que tivemos nos últimos meses. Depois dessa conversa, nos unimos com os demais diretores das escolas e planejamos a ação. No dia em que entregamos as cartas na Unidade de Pronto Atendimento, essa mãe estava de plantão e ficou muito emocionada ao receber o carinho”, conta Andreia Galvan, diretora do Colégio e Curso Acesso, em Almirante Tamandaré.

A iniciativa, que reuniu os grupos educacionais Acesso, Stella Maris e Elite, teve o objetivo ensinar aos alunos a importância de expressar reconhecimento, gratidão e empatia aos médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares que têm enfrentado uma rotina extremamente exaustiva nos últimos meses.

“Independentemente da idade e maturidade, os profissionais da saúde estão sendo vistos pelas crianças como heróis. Elas ficaram muito empolgadas em retribuir esse carinho”, destaca Amanda Miranda, diretora do Acesso Unidade Hauer

 

© 2021 Todos os direitos reservados - Busca Voluntária - website by: plyn!

Subir