ONG dá R$1.630 a refugiados e migrantes para incentivar empreendedorismo
A ONG Visão Mundial começou a entregar cartões pré-pagos no valor de R$1.630,00 para refugiados e migrantes venezuelanos e venezuelanas. Trata-se de uma das ações do projeto Ven, Tú Puedes e é voltado a quem participou das formações em empreendedorismo e metodologia Gol.d.
Quer fazer trabalho voluntário? Clique aqui e encontre um com a sua cara
O projeto tem como objetivo fornecer assistência básica e ajudar a aumentar a renda familiar de pessoas refugiadas e migrantes da Venezuela. Em especial, a estrangeiros entre 18 e 35 anos, residentes nas cidades de Boa Vista (RR), Manaus (AM) e São Paulo (SP).
Que ajudar? Entre em https://doar.visaomundial.org/vm/dados-pessoais.
A metodologia Gol.d é usada pela Visão Mundial há cerca de uma década. Os grupos têm como principal objetivo a reeducação financeira por meio de uma poupança conjunta, que pode também apoiar, com empréstimos, os pequenos negócios de comunidades carentes. Ela pode servir de suporte em situações de emergência para seus membros.
Essa iniciativa de crédito inicial começou em Boa Vista (Roraima) e entregou cartões pré-pagos para 54 refugiados e migrantes. A ação visa impulsionar o capital financeiro para que os venezuelanos e venezuelanas iniciem seus pequenos negócios.
Leia mais: 6 campanhas de combate à fome que precisam do seu apoio
Projeto social quer empoderar mulheres
Nesse primeiro momento, em São Paulo, a Visão Mundial irá distribuir os cartões para 49 refugiados e migrantes. No dia 31, serão realizadas as primeiras entregas em Manaus.
Ajudinha inicial
Nos próximos 3 meses, venezuelanos e venezuelanas contarão com um acompanhamento do projeto, como uma assessoria ao empreendedor. Este período é caracterizado como primordial para o sucesso de um negócio.
Para receber o capital-semente, os beneficiários passaram previamente por etapas. São elas: curso de Mentoria em Plano de Negócios, seguido da Metodologia Gol.d e realização de uma apresentação do modelo de negócios.
Com o cartão em mãos, o beneficiário pode utilizar o capital-semente em compras no débito, nos variados fornecedores e também poderá realizar o saque do dinheiro. A entrega dos cartões será feita individualmente para cada beneficiário, visando reduzir o número de pessoas juntas em um mesmo local.