Categorias

Venezuelanos no Brasil: ONG dá cursos profissionalizantes; veja como ajudar

Da Redação
12 de Maio de 2021


Crédito: Imagem de DavidRockDesign por Pixabay
Venezuelanos no Brasil: ONG dá cursos profissionalizantes; veja como ajudar

O projeto Ven, Tú Puedes (Vem, Você Pode, na tradução para o português) visa ajudar venezuelanos no Brasil. Ele prepara migrantes e pessoas refugiadas do país para torná-las aptas ao mercado de trabalho brasileiro. Trata-se de uma iniciativa da ONG Visão Mundial.

Quer fazer trabalho voluntário? Clique aqui e encontre um com a sua cara

Entre as ações desenvolvidas pelo projeto está capacitação profissionalizante e vocacional de venezuelanos no Brasil. Em 2020, ele certificou mais de 400 imigrantes em cursos de língua portuguesa, língua brasileira de sinais (LIBRAS), logística e empreendedorismo.

Como se inscrever e ajudar

Em Boa Vista, as inscrições estão abertas presencialmente na ADRA (Rua Belarmino F Magalhães, 1584 – Tancredo Neves) e no Posto de Triagem (PTRIG) da Operação Acolhida.

Em São Paulo, as inscrições serão realizadas no escritório da Visão Mundial, localizado na Praça Princesa Isabel, 233 – 7º Andar, Campos Elísios, no Centro da capital.

As inscrições também podem ser feitas por e-mail (vmb_emergencia@wvi.org) ou WhatsApp (95 984 190 517, de Roraima, ou 11 994 279 473, de São Paulo). Também estão previstas novas atividades em Manaus (AM) que serão informadas posteriormente.

Para ajudar, entre em https://doar.visaomundial.org/vm/dados-pessoais.

Neste segundo ano de execução, o projeto amplia a oferta de cursos e passa a oferecer novas formações. O intuito é estimular a geração de renda para migrantes venezuelanos no Brasil. Eles  enfrentam a escassez de trabalho, devido ao contexto do refúgio agravado pela pandemia de covid-19.

Precisa de voluntários para sua ONG? Clique aqui, cadastre sua entidade e publique sua vaga

“Nossa meta é que, até setembro de 2021, 3.240 refugiados e migrantes venezuelanos em situação de vulnerabilidade recebam capacitação profissionalizante e empreendedora”, diz Bárbara Gil, coordenadora do projeto Ven, Tú Puedes em Boa Vista. “A ideia é ampliar oportunidades de trabalho no mercado brasileiro, além de 1.440 pelas formações em língua portuguesa.”

Venezuelanos no Brasil

O projeto Ven, Tú Puedes tem como objetivo aumentar a renda familiar de 7.200 venezuelanos, entre 18 e 35 anos, que vivem nas cidades de Boa Vista (RR), Manaus (AM) e São Paulo (SP). Os novos cursos oferecidos são realizados em parceria com a Adra, Senac, Senai e Toti.

Em Boa Vista, serão disponibilizados os cursos de:

  • Língua Portuguesa;
  • Língua Portuguesa para Surdos;
  • mentoria em plano de negócios;
  • boas práticas na manipulação de alimentos;
  • técnicas de recepção e secretariado;
  • qualidade no atendimento ao cliente;
  • operador de caixa;
  • marcenaria;
  • pedreiro de revestimento cerâmico;
  • pintor de obras;
  • informática básica;
  • técnico de refrigeração com especialização em unidades Split;
  • básico em corte e costura.

Em São Paulo, os migrantes terão aulas de empreendedorismo; língua portuguesa instrumental; higiene e manipulação de alimentos; e rotinas básicas de estoque e reposição de mercadorias.

Leia mais: 6 campanhas de combate à fome que precisam do seu apoio
Projeto social quer empoderar mulheres

Venezuelanos no Brasil – Ven, Tú Puedes

Ven, Tú Puedes – Empregabilidade e Empreendedorismo para Refugiados e Migrantes Venezuelanos é uma iniciativa da ONG Visão Mundial em resposta à crise migratória da Venezuela.

Iniciado em outubro de 2019, o projeto de ação humanitária é financiado pelo Escritório de População, Refugiados e Migração do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América (PRM).

O objetivo de fornecer assistência à subsistência e aumentar a renda familiar de venezuelanos nas cidades de Boa Vista (RR), Manaus (AM) e São Paulo (SP).

© 2021 Todos os direitos reservados - Busca Voluntária - website by: plyn!

Subir