Pronto atendimento: veja quando você deve procurar um
A pandemia da covid-19 tornou o cuidado com a saúde prioridade, obrigando pessoas a adicionar novos hábitos ao cotidiano para prevenir a infecção pelo vírus. Mas essa precaução acarretou um novo sentimento: o receio de procurar um pronto atendimento por medo do novo coronavírus.
Leia mais: Animais exóticos são flagrados se refrescando em fonte de água; veja os clique
Casal já resgatou mais de 12 mil cães abandonados e maltratados
Evitar procurar pronto atendimento, no entanto, pode ser ainda mais perigoso. Isso acarreta consequências sérias ao organismo, até mesmo fatais.
Quer fazer trabalho voluntário? Clique aqui e encontre um com a sua cara
O alerta é reafirmado pela gerente do pronto-socorro do Hospital Edmundo Vasconcelos, Denise Fonseca. Ela explica que o receio de ir ao pronto atendimento não pode estar acima de uma urgência médica.
“O atendimento no pronto-socorro é seguro e efetuado em uma estrutura distinta daquela que recebe pacientes com sintomas de síndrome gripal”, explica. “Por isso, é preciso ficar atento aos sinais de que se necessita avaliação com rapidez e, em caso positivo, procurar ajuda”.
Precisa de voluntários para sua ONG? Clique aqui, cadastre sua entidade e publique sua vaga
Para auxiliar nesta decisão importante, Denise lista dez sintomas que não devem ser ignorados e exigem uma visita ao atendimento de urgência. Ela lembra que a morosidade em buscar ajuda, nesses casos, pode gerar problemas sérios à saúde.
“Ao verificar um desses indícios, não adie. é necessário se prevenir contra a covid-19, mas não ignorar outras doenças. Elas não deixaram de existir”, enfatiza.
10 sintomas mais indicados para procurar um Pronto-Socorro:
- Perda de consciência
- Sinais de confusão mental
- Dificuldade ao falar, enrolando a língua
- Perda de movimento repentino
- Visão turva, tontura, perda de visão
- Palpitação
- Dor no peito
- Dificuldade para respirar
- Tosse ou vômito com sangue
- Trauma e fratura