Projeto repara cadeiras de rodas, órteses e próteses gratuitamente
Criado em 2019, o projeto Paraoficina Móvel realiza manutenções e reparos gratuitamente em cadeiras de rodas, órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, como muletas, bengalas e andadores. A iniciativa é promovida pela prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD).
Leia Mais: COMO É SER UMA TRABALHADORA DA RECICLAGEM NO BRASIL?
PIMP MY CARROÇA: VEJA COMO DOAR CESTAS BÁSICAS A CATADORES
Programação de Junho
Data: 15 de junho – Terça-feira
Endereço: Av. Alexandrina Malisano de Lima, 601
Data: 21 de junho – Terça-feira
Endereço: Rua Gaspar Leme S/N – Balneário São José
Data: 08 e 22 de junho – Terça-feira
Endereço: Av. Zaki Narchi, 357
Data: 09 e 23 de junho – Quarta-feira
Endereço: Rua Professor Antônio Gama de Cerqueira, 347
Data: 02, 16 e 30 de junho – Quarta-feira
Endereço: Rua Catão, 420
Data: 01 e 29 de junho – Terça-feira
Endereço: Rua Xavier de Almeida, 210
Datas: 11 e 25 de junho – Sexta-feira
Endereço: Rua Frederico Alvarenga, 259 – 3º andar
Data: 04 e 18 de junho – Sexta-feira
Endereço: Avenida Miguel Yunes – 491 – Usina Piratininga
Como a Paraoficina Móvel funciona?
Os serviços são prestados por dois técnicos especializados em órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção (OPMs), em um veículo adaptado com mobiliário e equipamentos específicos. Os atendimentos são realizados prioritariamente nos Centros Especializados em Reabilitação (CERs) da rede municipal de saúde.
Reparos que não podem ser consertados pela Paraoficina Móvel são encaminhados para a Oficina Ortopédica da AACD Ibirapuera.
Para utilizar o serviço oferecido pelo projeto, o munícipe deve apresentar o cartão do SUS e um documento com foto. O horário de atendimento é das 9h às 17h e o serviço pode ser agendado pelo telefone (11) 3913-4071.
Cadeiras de rodas e mais: por que a manutenção é tão importante?
A falta de manutenção e de reparos dos equipamentos pode ameaçar a segurança física dos usuários. A ideia da Paraoficina Móvel é realizar as manutenções necessárias e contribuir para o aumento de fatores como durabilidade e funcionalidade desses itens de auxílio à locomoção. A ação gera um impacto muito positivo nas vidas de pessoas com deficiência que precisam desses recursos.