Categorias

Como é ser uma trabalhadora da reciclagem no Brasil?

Da Redação
26 de Março de 2021


Crédito: Pimp My Carroça/Carol Ogando

O Mês da Mulher ainda não acabou! Para mostrar como é o dia a dia das mulheres catadoras de recicláveis no Brasil, o Cataflix – canal no YouTube voltado aos catadores de reciclagem e fomentado pelo Pimp My Carroça – fez um episódio especial para revelar a rotina dessas trabalhadoras.

Leia mais: 
Projeto social quer empoderar mulheres da periferia de São Paulo
Mulheres lutam para proteger a toninha, o golfinho mais ameaçado do Brasil

A catadora e youtuber Anne, entrevistou quatro figuras femininas de diferentes regiões do Brasil – Amazonas, Minas Gerais, Pernambuco e Rio de Janeiro. Independentemente da localidade, todas elas têm algo em comum: além de enfrentar todas as dificuldades e injustiças do trabalho de coleta de recicláveis, elas sofrem o dobro prelo simples fato de serem mulheres.

Assista ao programa e confira um interessante panorama sobre a realidade das catadoras brasileiras – sejam elas autônomas ou cooperadas. As entrevistadas falam sobre vaidade, preconceitos, cuidados com o covid e o que elas têm a dizer para quem acha que lugar de mulher não é na reciclagem.

Este episódio do Cataflix faz parte do CataSaúde Viraliza, um programa de capacitação online de catadoras e catadores (organizados e autônomos) durante a pandemia da covid-19. No projeto, o Whatsapp é a sala de aula e o Facebook a biblioteca.

Os objetivos do CataSaúde Viraliza são a redução de riscos durante a pandemia e também para o mundo depois dela – além de fortalecer os laços de interação e troca de experiências com catadoras e catadores da América Latina.

© 2021 Todos os direitos reservados - Busca Voluntária - website by: plyn!

Subir