Categorias

Conheça 5 plantas medicinais para prevenir e tratar desconfortos

Marcella Blass
12 de Maio de 2021


Crédito: Thought Catalog on Unsplash

Por muito tempo, as plantas medicinais foram um dos únicos artifícios que os médicos tinham para prevenir e tratar doenças. Por isso, mesmo o avanço das tecnologias e da ciência, é importante não esquecer de todas as propriedades que o que vem da natureza pode oferecer para manter a saúde sempre em dia.

Pensando nisso, o Busca Voluntária te mostra os principais benefícios de plantas medicinais que você pode cultivar em casa e ter um alívio natural para problemas comuns, como insônia e desconfortos gastrointestinais. Entretanto, é importante ter em mente que sintomas que persistem devem sempre ser avaliados por um médico.

Leia mais:
Horta em casa: 5 dicas básicas para começar a sua
Rio de Janeiro tem a maior horta comunitária da América Latina

Babosa

Conhecida no mundo dos cosméticos como Aloe Vera, é uma das plantas medicinais mais versáteis, sendo muito usada como tratamento de saúde e de beleza. Afinal, ela tem função de tratar queimaduras, cicatrizes e picadas de inseto, além de seu gel interno funcionar como um poderoso hidratante natural para a pele e os cabelos.

Mulungu

Não muito conhecida, essa plantinha tem propriedades muito necessária para os dias atuais. Ela tem qualidades calmantes, diuréticas e anti-inflamatórias – tendo ação muito positiva na desintoxicação do fígado e no silenciamento da mente. O chá do mulungu pode ajudar, e muito, quem tem dificuldade para relaxar e se livrar do estresse no fim do dia.

Camomila

Amplamente conhecida por suas propriedades calmantes, pouca gente sabe que a camomila também é capaz de ajudar na função digestiva do corpo. Nesse sentido, ela se mostra muito útil não só para reduzir o estresse e a ansiedade, mas para combater desconfortos naturais como o enjoo e a cólica menstrual.

Erva-cidreira

Também conhecida como cidreira, capim-limão e melissa, a planta medicinal tem propriedades calmantes, relaxantes, antiespasmódicas, analgésicas, anti-inflamatórias e antioxidantes. Por isso, é muito utilizada para aliviar os desconfortos causados por problemas digestivos, como gases, refluxo gastroesofágico e náuseas. Assim como os derivados do estresse, entre eles a ansiedade e a insônia.

Hortelã

Bastante aromática, a hortelã é uma das plantas medicinais mais usada no universo da culinária. O que nem todo mundo sabe, é que ela também é poderosa no alívio de problemas de saúde.  Consumir o chá da planta medicinal após a refeições, por exemplo, pode ajudar a evitar a má digestão. Nesse sentido, ela ainda é uma grande aliada no combate a náuseas e vômitos, assim como das dores abominais, por ter ação antiespasmódica.

© 2021 Todos os direitos reservados - Busca Voluntária - website by: plyn!

Subir