Categorias

OMS pede suspensão mundial da venda de mamíferos vivos em mercados

Marcella Blass
14 de Abril de 2021


Crédito: Chi Hung Wong on Unsplash

Esta semana, a OMS (Organização Mundial da Saúde) e outras organizações internacionais pediram a suspensão mundial da venda de mamíferos vivos em mercados de alimentos. O motivo é o alto risco de transmissão de novas doenças infecciosas aos humanos.

Leia mais:
7 canais no YouTube para entender mais sobre veganismo
40 perfis sobre alimentação saudável para seguir no Instagram

“Animais, especialmente os selvagens, são a fonte de mais de 70% de todas as doenças infeciosas emergentes em humanos, e muitas delas são causadas por novos vírus”, disse a OMS em comunicado junto ao Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP).

Em conjunto com a decisão, as organizações internacionais também pediram regras mais rígidas de higiene e saneamento nos mercados tradicionais. A intenção é que haja não apenas a redução da transmissão de doenças de animais para humanos, mas também o contágio entre comerciantes e clientes.

Para isso, a ONU defende o treinamento de inspetores veterinários que serão responsáveis por aplicar as novas regras e fortalecer os sistemas de vigilância. Dessa forma, será mais fácil e mais rápido fazer a detecção de novos patógenos e trabalhar na educação e conscientização de comerciantes e consumidores.

© 2021 Todos os direitos reservados - Busca Voluntária - website by: plyn!

Subir