Categorias

Cinesolar: aberta seleção de curtas-metragens das periferias do Brasil

Da Redação
22 de Julho de 2021


Crédito: Imagem de Free-Photos por Pixabay
Mostra Cinesolar abre inscrições para curtas-metragens

A Mostra Cinesolar, projeto da Brazucah Produções que promove exibições de cinema itinerantes geradas por energia solar, abriu chamamento para seleção de 56 curtas-metragens com temática infanto-juvenil. As obras selecionadas vão compor a “1ª MOSTRA DE FILMES CINESOLAR: A BRINCADEIRA TÁ ON”, que será realizada em outubro de 2021.

Leia mais: Reciclagem de vidro: veja as melhores práticas
Marca vai transformar escovas de dentes usadas em pranchas de surf adaptado

Para se adequar às medidas necessárias de contenção da pandemia do novo coronavírus, a Mostra Cinesolar segue adequando suas ações de sustentabilidade para o formato online. Além de estar alinhado a este novo momento do projeto, o evento pretende ainda ampliar o alcance e a circulação da produção audiovisual independente brasileira, com a proposta de gerar renda local e impacto social por meio da produção ligada à economia criativa das periferias do Brasil.

Quer fazer trabalho voluntárioClique aqui e encontre um com a sua cara

Visando à descoberta de novos olhares e vozes de localidades descentralizadas de todo o Brasil e fortalecer comunidades e coletivos, a Mostra Cinesolar irá priorizar obras de produtoras e coletivos independentes que atuam nas periferias das cidades brasileiras, comunidades tradicionais e produções realizadas por povos originários. Na curadoria, a Margem Entretenimento trará sua experiência com coletivos que atuam em território nacional com produção musical e audiovisual.

O autor de cada filme selecionado vai receber R$ 500 como forma de licenciamento da obra, que será exibida pelo canal do YouTube do Cinesolar, em www.youtube.com.br/cinesolarbrasil. Para se inscrever, o endereço é https://mostracinesolar.com.br/index.php/inscricoes.

Serão aceitos curtas-metragens de até 25 minutos de duração das mais variadas linguagens, como documentário, ficção, experimental e animação. Cada proponente poderá submeter até três projetos para apreciação da curadoria, sendo que até dois desses podem ser selecionados para exibição.

As obras selecionadas serão divulgadas até o dia 20 de setembro pelo site da Mostra Cinesolar.

Masterclass, oficinas e entrevistas

Além de terem os filmes exibidos durante a Mostra Cinesolar, os autores dos curtas selecionados vão participar de masterclasses sobre diversas vertentes do audiovisual ministradas por profissionais do setor.

Serão realizadas ainda oficinas para crianças e jovens sobre cinema através de atividades lúdicas. A mostra prevê também exibição de vídeos dos diretores participantes falando sobre o respectivo processo de criação, trajetória e vivência no audiovisual, principais referências.

Este conteúdo também ficará disponível para acesso no canal do YouTube da Mostra Cinesolar.

 

© 2021 Todos os direitos reservados - Busca Voluntária - website by: plyn!

Subir