Madrid vai plantar 500 mil árvores para absorver CO2 e reduzir temperaturas
A capital da Espanha, Madrid, está construindo um anel florestal a sua volta na intenção de reduzir os níveis de calor e aumentar a absorção de CO2, um dos principais responsáveis pelo aquecimento global. O plano do departamento local de Desenvolvimento Urbano é cobrir uma área total de 75km com a plantação de 500 mil árvores.
Leia mais:
Engenheira queniana cria tijolo sustentável feito de plástico reciclado e areia
4 dicas de descarte sustentável para roupas que você não usa mais
Além dos pontos já citados, a iniciativa sustentável visa melhorar a qualidade do ar na cidade e reduzir o impacto das atividades humanas na atmosfera. Chamada de “muro verde” ou “muralha verde” pela população local, a expectativa é que, depois de pronto, o anel florestal seja capaz de absorver, por ano, 175 mil toneladas de gás carbónico.
Quer fazer trabalho voluntário? Clique aqui e encontre um com a sua cara
Essa medida faz parte do plano “Madrid 360 – Avance de la Estrategia de Sostenibilidad Ambiental“, que visa tornar a cidade mais verde. Além do plantio das árvores, a iniciativa também já oferece incentivos fiscais a moradores que montam fachadas e telhados verdes, instalam painéis solares e optam por elementos de sustentabilidade e eficiência energética em suas casas e empresas.
Em 2018, Madrid já havia sido a primeira cidade da Europa a banir os carros poluentes do centro da cidade. A capital proibiu de trafegar qualquer veículo que não funcionasse com zero emissão de carbono. Além de ajudar na sustentabilidade geral da região, a medida também tratou de estimular o uso de transporte público e bicicletas.
Fonte: Euronews