Categorias

Matraquinha: app que ajuda na comunicação de autistas é transformado em livro

Da Redação
4 de Agosto de 2022


Crédito: Divulgação/Matraquinha
livro-matraquinha

O Matraquinha virou livro ilustrado. Desde 2018, o aplicativo de comunicação alternativa ajuda crianças e adolescentes com autismo a transmitir desejos, emoções e necessidades. Basta que cliquem em uma figura para que uma voz reproduza o que anseiam – algo essencial uma vez que pessoas com essa condição têm dificuldade em se comunicar.

Leia mais:
10 sinais de alerta para detectar o autismo
Confira 30 filmes que abordam o autismo
Aplicativo ajuda a diagnosticar crianças com autismo

Agora, essa interação também pode ser aproveitada no formato de livro. Além de conter as ilustrações já presentes no app, existem páginas com quadros em branco que devem ser preenchidos com imagens de objetos, brinquedos, lugares, familiares e alimentos que fazem parte do dia a dia da criança ou do adolescente.

“O livro foi criado por solicitação de pais, mães e profissionais da saúde e educação. O intuito é que possa ser utilizado diariamente e, caso o responsável deseje, em conjunto com o app Matraquinha ou como material de apoio para terapias”, explica Grazy Yamuto, educadora parental e cofundadora do Matraquinha.

Nas prateleiras, estão disponíveis duas versões: livro ilustrado e livro ilustrado para recortar. A diferença entre eles é que, no segundo caso, as figuras podem ser opcionalmente recortadas para serem utilizadas nas pranchas de comunicação. As obras também podem ser encontradas com capa de menino ou de menina.

O livro ilustrado tem preço sugerido de R$ 67, enquanto a versão para recortar sai por R$ 75. Os modelos podem ser adquiridos por meio deste link.

É válido destacar que o app Matraquinha foi criado tendo Gabriel Yamuto como inspiração, que foi diagnosticado com autismo aos dois anos e meio de idade. O projeto foi idealizado pelos pais do garoto, Grazy e Wagner, e pelo tio, Adriano.

“Para se ter qualidade de vida é necessário oferecer autonomia e independência às pessoas com qualquer tipo de deficiência. Atualmente, elas estão apenas inseridas na sociedade, mas com nossos produtos e serviços, buscamos a inclusão”, afirma Adriano Yamuto, cofundador do Matraquinha.

O Matraquinha ainda conta com apoio de nomes de peso do mercado, a exemplo de Autismo em dia, Sebrae, Health TECH Barretos e Inovativa Brasil.

Quer fazer trabalho voluntário? Clique aqui e encontre um com a sua cara

GUIA DO VOLUNTARIADO

Receba com exclusividade nosso e-book sobre voluntariado.

ACESSAR O E-BOOK

© 2021 Todos os direitos reservados - Busca Voluntária - website by: plyn!

Subir