Categorias

Aplicativo ajuda a diagnosticar crianças com autismo

Da Redação
12 de Maio de 2021


Crédito: Imagem de Nadine Doerlé por Pixabay
Investidor misterioso compra US$ 1 milhão em brinquedos para doar

Algumas pessoas demoram décadas para descobrir que são autistas. Pesquisadores da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, criaram um aplicativo que pretende mudar esse cenário. Projetado como uma solução de diagnóstico precoce, o software usa inteligência artificial para ajudar a identificar bebês e crianças com autismo.

Leia mais: 6 campanhas de combate à fome que precisam do seu apoio
Investidor misterioso compra US$ 1 milhão em brinquedos para doar

App ajuda a diagnosticar crianças com autismo

O aplicativo exibe filmes curtos e analisa o padrão de rastreamento do olhar dos pequenos. Normalmente, as crianças com autismo tendem a observar mais para as partes da tela que apresentam objetos. Já as que estão fora do espectro autista costumam focar mais as pessoas que aparecem ao longo da gravação.

A expectativa é de que o app desenvolvido pelos pesquisadores funcione como uma alternativa eficaz e barata. “Esperamos que esta tecnologia forneça um maior acesso ao rastreamento do autismo”, disse Geraldine Dawson, coautora do projeto, ao National Institutes of Health (NIH), parte do Departamento de Saúde e Serviços dos Estados Unidos. “Nosso objetivo de longo prazo é ter um aplicativo bem validado, que os provedores e cuidadores possam baixar e usar facilmente, seja em uma clínica regular ou em casa”, completou a especialista, que também é diretora do Centro de Autismo e Desenvolvimento Cerebral Duke.

Por enquanto, o software que auxilia o diagnóstico de crianças com autismo ainda está em fase de testes e desenvolvimento. A equipe não divulgou o nome do app e outros detalhes, mas antecipou que as primeiras versões lançadas devem ser compatíveis com iPhones e iPads.

 

© 2021 Todos os direitos reservados - Busca Voluntária - website by: plyn!

Subir