Krav Magá é atividade inclusiva e saudável para pessoas com deficiência
A prática de exercícios físicos é uma das chaves para melhorar a autonomia de pessoas com deficiência. Por meio de algum tipo de atividade inclusiva, como o Krav Magá, método de defesa pessoal israelense, os indivíduos conseguem ter consciência de suas escolhas e desenvolver a autopercepção, potencializando a sensação de pertencimento social e a elevação da autoestima.
Leia mais: Cromoterapia: os benefícios de cada cor em diferentes ambientes
16 alimentos que podem auxiliar a prevenir doenças
Krav Magá é opção de atividade inclusiva
Além de propagar conceitos de defesa pessoal, o Krav Magá adota uma filosofia de vida baseada em honestidade, humildade, solidariedade, educação e respeito – valores ensinados e trabalhados constantemente nas aulas. Por isso, a atividade também é uma boa oportunidade para criar vínculos com novas pessoas.
Segundo Avigdor Zalmon, presidente da Federação Internacional de Krav Magá, os treinos trazem benefícios tanto para o aluno com deficiência, como para a equipe e os colegas de treino. “A troca de experiências que acontece é muito importante para a inclusão, e os colegas que convivem com a pessoa com deficiência entendem um pouco mais sobre esse universo, fazendo com que ela se sinta parte do grupo e ganhe cada vez mais confiança. Já para o instrutor, é um desafio que o estimula a aprimorar sua didática para facilitar a aprendizagem”, diz.
Outro benefício está na melhora dos reflexos, já que o aluno de Krav Magá aprende a conhecer melhor o próprio corpo e superar suas dificuldades. Essa atividade inclusiva também auxiliam no desenvolvimento do equilíbrio, da flexibilidade, na melhora na coordenação motora e no autocontrole.
Quer fazer trabalho voluntário? Clique aqui e encontre um com a sua cara