Garoto de 7 anos escreve livro para apoiar irmã que precisa usar óculos
Rafaela Raizer Landim Silva, 5 anos, tinha vergonha de ser chamada de quatro olhos pelos colegas da escola. Para resolver o impasse, o irmão, Alexandre Raizer Landim Silva, 7 anos, criou a história “A Princesa que usa óculos”.
Rafaela tem astigmatismo e hipermetropia. Apaixonada pelas princesas dos contos de fadas, a garota argumentava com os pais que não existia uma protagonista de óculos. “Ficava vendo ela reclamar e pensei: ‘Vou resolver esse problema'”, explicou Alexandre ao G1. O autor mirim conta que escreveu a história em apenas uma noite e fez as ilustrações no dia seguinte.
A personagem principal do livro é a princesa Rafa. A história fala da importância dos óculos para a princesa poder enxergar direito. Em poucas palavras, o menino conseguiu passar a mensagem, com uma boa dose de aventura, com direito a vilão e até um pouco de romance. “É claro que tem um príncipe”, adianta Alexandre.
Depois de ter ganhado o livro do qual é a protagonista, Rafaela agora usa óculos sem chorar. “Eu enxergo melhor”, admite. Os pais, Eugênio César da Silva e Luciana Raizer da Silva, buscam uma forma de publicar o livro. “O que mais chamou a nossa atenção foi o caráter educativo da história. Pode ajudar outras crianças”, diz o pai.