De acordo com uma pesquisa realizada pelo IBGE, a renda média mensal dos brasileiros é de R$ 1,380. Antes da pandemia, contudo, o valor era de R$ 1.439. O impacto dessa queda ainda reflete em outro dado, no qual 14% dos brasileiros que não eram considerados pobres em 2019, estão nesta situação em 2021.
Diante deste cenário, para manter as contas em dias e ainda fazer sobrar um dinheiro no final do mês, é preciso muita astúcia para evitar gastos extras e desnecessários. Nesse sentido, é preciso ter em mente que pequenas mudanças no dia a dia já podem ser um bom jeito de economizar.
Leia mais:
ONG dá dicas para quem quer economizar energia elétrica
Aves: 11 dicas para ter esse tipo de pet em casa
É possível, por exemplo, começar por mudanças de hábito no ambiente doméstico. Para ajudar as pessoas nessa tarefa, a fintech Jeitto separou cinco dicas práticas que vão permitir economizar um dinheiro legal no fim do mês. Confira:
1 – Evite o uso de certos eletrodomésticos no horário de pico
O horário de maior consumo de energia é entre às 18h e 22h. Mesmo com o home-office, nesse período o consumo tende a aumentar, pois é o momento em que a maioria das pessoas estão com TVs ligadas e luzes de diferentes ambientes acesas. Além disso, tem os banhos noturnos, portanto, o ideal é evitar o uso de eletrodomésticos, como ferro de passar roupa, coifa, forno elétrico e outros nesse período. Vale a pena, ainda, observar as bandeiras tarifárias praticadas pelas distribuidoras.
2- Não guarde alimentos quentes na geladeira
O alimento quente faz a geladeira trabalhar mais, por isso, mantenha ele fora da geladeira até ficar frio e depois guarde para poder conservá-lo. O resfriamento demanda muito do eletrodoméstico, portanto exige muita energia.
3 – Descubra quais são as frutas da época
Você deve estar se perguntando o que isso tem a ver com economia, certo? Pois bem, as frutas da época tendem estar mais em conta no mercado e principalmente na feira, portanto, se puder, opte por elas. No site https://organis.org.br/as-frutas-de-cada-estacao/ você pode saber mais sobre as opções do período.
4 – Tampe as panelas ao cozinhar
Muitos não sabem, mas ao preparar a comida com as panelas abertas, o consumo de gás é maior, e, por consequência, gera um aumento na conta de gás ou a necessidade de comprar mais botijões por mês.
5 – Tome banhos rápidos
Essa é uma dica antiga, porém fundamental. Cada minuto a menos no banho gera em média uma economia de 23 litros de água. Ou seja, tome banhos rápidos, pois além de economizar na conta de água, o gasto com energia no caso de chuveiros elétricos – um dos equipamentos que mais consomem energia – será menor.
Quer fazer trabalho voluntário? Clique aqui e encontre um com a sua cara