Busca voluntária – Notícias voluntariado

ONG dá dicas para quem quer economizar energia elétrica

Advertising
Advertising

Atualmente, o Brasil enfrenta uma séria crise hídrica e energética, agravada pelo menor nível de chuvas em 91 anos e pela consequente baixa vazão dos reservatórios de água para a geração hidrelétrica. Para evitar riscos de racionamento e até mesmo de apagões, o país ampliou o uso de termelétricas, opção menos sustentável e mais cara. Sobrou para o meio ambiente e, também, para o consumidor: a partir de julho, o valor da bandeira vermelha terá aumento de 52% na conta de luz, justamente para bancar essa operação. Por isso, o Instituto Akatu, ONG dedicada à sensibilização e à mobilização para o consumo consciente, preparou uma série de dicas para ajudar quem quer economizar energia elétrica.

Leia mais: Álbum: 20 imagens da natureza para inspirar e renovar as energias
Iniciativa quer reduzir contas de água de famílias carentes

Como economizar energia elétrica



“Além de governos e empresas, é importante a população ter a consciência que também pode fazer a sua parte”, diz Bruna Tiussu, gerente de comunicação do Instituto Akatu. Atitudes simples, como apagar as luzes ao sair do ambiente, reduzir o tempo de banho no chuveiro elétrico e tirar da tomada equipamentos que não estão em uso, proporcionam economia no fim do mês e ainda podem ajudar a evitar racionamentos.

Veja sete dicas para economizar energia elétrica:

  1. Aproveite ao máximo a luz natural do dia. Evite acender lâmpadas sem necessidade e lembre-se de desligá-las ao sair de um ambiente. Vale ressaltar que esta prática também aumenta a vida útil das lâmpadas.
  2. Mantenha a casa iluminada sem desperdiçar energia. Substitua as lâmpadas fluorescentes por modelos de LED. Apesar de mais caras, elas duram mais e ajudam a reduzir o valor da conta de luz.
  3. Reduza o seu banho diário em um minuto e economize energia para carregar muitas vezes o celular. O chuveiro elétrico costuma ser o maior consumidor de energia de uma casa, ao lado do ar-condicionado. Apesar do frio em boa parte do país, vale a pena evitar banhos longos.
  4. Cuidado com o consumo em modo stand-by. Não deixe a TV ligada à toa e tire o computador da tomada quando não estiver em uso. O mesmo vale para os demais eletrônicos e eletrodomésticos.
  5. Acumule o máximo possível de peças para usar a máquina de lavar e o ferro de passar. Se possível, pendure as roupas em cabides para que elas sequem e desamassem naturalmente. Dependendo do tipo de tecido, a peça pode até dispensar o ferro e ir direto para o guarda-roupa.
  6. Evite abrir a porta da geladeira à toa. O ar quente obriga o motor do equipamento a gastar mais energia elétrica para resfriá-lo novamente. Na hora de colocar ou retirar os alimentos, faça tudo de uma só vez, e não guarde recipientes quentes, pois isso também aumenta o consumo de energia. Além disso, verifique se a borracha da porta está em boas condições, pois ela isola o interior do refrigerador e evita maior consumo de eletricidade.
  7. Fique atento ao comprar um eletrodoméstico. Procure o selo Procel ou a etiqueta do Inmetro, que indicam os aparelhos energeticamente mais eficientes. Também vale a pena avaliar a substituição de modelos antigos por novos – em geral mais eficientes para quem quer economizar energia.

Advertising
Advertising

Quer fazer trabalho voluntário? Clique aqui e encontre um com a sua cara

 



Sair da versão mobile