Categorias

Artesãos transformam doações de sobras de tecidos em pulseiras e tapetes

Da Redação
13 de Julho de 2021


Crédito: Divulgação
Artesãos transformam doações de sobras de tecidos em pulseiras e tapetes

O consumidor global está com uma mentalidade cada vez mais consciente. Segundo a “Pesquisa sobre vida saudável e sustentável”, feita pela consultoria GlobeScan em 27 países, a parcela de brasileiros cientes do quanto determinados produtos podem ser letais para o meio ambiente aumentou de 69% para 81% no ano passado. De olho nessa necessidade, a marca de biquínis Beijo do Sol decidiu realizar doações de sobras de tecidos provenientes dos recortes de suas peças.

Leia mais: Reciclagem de vidro: veja as melhores práticas
Marca vai transformar escovas de dentes usadas em pranchas de surf adaptado

Sobras de tecidos são transformadas em pulseiras e tapetes

“As sobras de tecidos usados em nossas coleções são sempre destinadas às pessoas que fazem tapetes e pulseiras, justamente para que, ao invés de serem descartadas no meio ambiente, tornem-se fonte de renda para quem mais precisa neste momento difícil que vivemos”, explica Érika Nogueira Bianchini, diretora financeira da Beijo do Sol.

Junto com outras marcas, a fábrica da empresa, que fica em Votuporanga (SP), chega a entregar meia tonelada de retalhos por mês. Karina Fonseca, que mora na mesma cidade, é uma das beneficiadas. Logo após perder o emprego durante a pandemia, a dona de casa passou a aprender artesanato com a mãe e não hesitou em investir nessa arte ao descobrir sobre as doações. Hoje, vende suas confecções a partir de R$ 25 cada.

“Está sendo muito bom e gratificante. Chega a ser terapêutico, porque, além de ocupar a cabeça, ganho meu dinheiro honesto e ajudo minha família”, explica a artesã. “Sem o repasse de retalhos e as facilidades da internet, eu não conseguiria me manter em casa trabalhando e protegida do vírus”, completa.

“Sempre tivemos vontade de abrir um negócio consciente, e, ao surgir a oportunidade, a ideia da sustentabilidade foi muito importante no processo. Começamos ao optar por estampas digitais em nossas peças, que geram economia de água e causam menos impacto ao meio ambiente, e ampliamos para a doação de resíduos sólidos. Agora, isso é motivo de orgulho e inspiração para futuras iniciativas internas”, finaliza Érika.

Quer fazer trabalho voluntário? Clique aqui e encontre um com a sua cara

© 2021 Todos os direitos reservados - Busca Voluntária - website by: plyn!

Subir