Categorias

Dell cria jogo que simula navegação online de pessoas com deficiência visual

Marcella Blass
18 de Março de 2021


Crédito: Josh Calabrese on Unsplash
false

A Dell Technologies desenvolveu um jogo que simula a navegação online de pessoas cegas ou com baixa visão. Batizado de Empathy Wal, a iniciativa visa conscientizar empresas e desenvolvedores para a importância de pensar em acessibilidade na hora de construir sites.

Leia mais:
Governo de SP abre curso gratuito de Redes Sociais para pessoas com deficiência

Café em Tóquio tem garçons robôs controlados por pessoas com deficiência

Desenvolvido pelo LEAD – Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Dell Technologies no Brasil –, o jogo virtual tem foco em exemplificar a dificuldade que pessoas cegas ou com baixa visão tem ao navegar online. Na jornada que simula a pessoa com baixa visão, as maiores barreiras de navegação estão relacionada ao tamanho das informações na tela e os elementos com pouco contraste entre as cores de fundo e o texto. Já no caso das pessoas cegas, os obstáculos ficam por conta das páginas de atualização automática, que volta a leitura para o topo do conteúdo. 

“Criamos o jogo para ilustrar de forma lúdica como a acessibilidade é importante para incluir as pessoas com deficiência visual na sociedade e no mercado de trabalho” afirma o Eder Soares, líder do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Dell Technologies. “Entendendo esse problema, no ano passado,  desenvolvemos a WAL (Website Accessibility Layer), voltada especificamente a tornar as páginas web acessíveis para pessoas com deficiência visual”, ressalta.

A Website Accessibility Layer (WAL) conta com mais de 20 recursos que permitem aos usuários com deficiência visual acessarem sistemas web como Salesforce e SharePoint, por exemplo. A solução auxilia também pessoas com daltonismo, com mudança de cores e contrastes, e dislexia, com opções de fontes que auxiliam a leitura.

Conheça o LEAD

A partir da ideia de transformar vidas por meio de tecnologia, a Dell Technologies Brasil criou o LEAD – Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Dell. Ele foi fundado em Fortaleza, em 2011, por meio de parceria com grandes instituições de ensino e pesquisa do Ceará. O Centro é formado por uma equipe multidisciplinar com mais de 300 pessoas.

Para garantir a qualidade e a eficácia das soluções desenvolvidas, 51 colaboradores do LEAD possuem alguma deficiência. Eles participam da discussão para gerar os requisitos, assim como para validar as soluções desenvolvidas.

© 2021 Todos os direitos reservados - Busca Voluntária - website by: plyn!

Subir