Categorias

Conheça cuidados que ajudam a prevenir a perda auditiva

Da Redação
15 de Julho de 2021


Crédito: Imagem de StockSnap por Pixabay
Conheça cuidados que ajudam a prevenir a perda auditiva

Até 2050, 900 milhões de pessoas ao redor do mundo devem desenvolver surdez. O dado, divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), faz um alerta importante, já que, em alguns casos, é possível tomar cuidados especiais para prevenir a perda auditiva.

Leia mais: Pandemia: saiba como preservar sua saúde física e mental
No YouTube, hipnólogo te ajuda a reduzir estresse e ansiedade

Como prevenir a perda auditiva

Karin Seidel, otorrinolaringologista credenciada da Paraná Clínicas, alerta que alguns fatores comportamentais podem desencadear o problema. “Uso demasiado de fone com volume alto do som, utilização de hastes flexíveis ou outros objetos dentro do ouvido que podem provocar lesões e infecções, além de utilização de medicamentos tóxicos para os ouvidos, podem causar a perda auditiva parcial ou até mesmo levar a surdez”, destaca a profissional.

Traumas acústicos, como explosões, tiros, shows musicais e exposições prolongadas a ruídos sem a proteção auricular também podem comprometer a audição. O mesmo vale para os barotraumas, que são as mudanças bruscas da pressão atmosférica. Normalmente, elas ocorrem em mergulhos e em voos de avião.

“Doenças como meningite, sarampo, rubéola, caxumba e metabólicas podem causar surdez”, explica Karin. “Há também os casos de hereditariedade, em que a investigação do histórico familiar é primordial, assim como o acompanhamento com um otorrinolaringologista”, completa.

A especialista separou algumas dicas para prevenir a perda auditiva:

  • Evitar exposição a som de alta intensidade.
  • Usar EPI (equipamento de proteção individual) de forma correta.
  • Não usar nenhum objeto dentro dos condutos auditivos.
  • Em caso de alteração ou perda auditiva, procurar imediatamente um otorrinolaringologista, pois existem algumas situações que podem ser revertidas ou mesmo paralisadas.

© 2021 Todos os direitos reservados - Busca Voluntária - website by: plyn!

Subir