Categorias

Como montar e cuidar de hortas em casas e apartamentos

Da Redação
16 de Abril de 2021


Crédito: Pixabay

Engana-se quem pensa que é necessário ter um espaço amplo para montar uma horta. É possível plantar mudinhas e cultivar alimentos até mesmo em ambientes compactos, como apartamentos.

LEIA MAIS: PROJETO TRANSFORMA CAIXAS DE SUCO EM TELHAS PARA CASAS POPULARES
7 CANAIS NO YOUTUBE PARA ENTENDER MAIS SOBRE VEGANISMO

Tendência entre os brasileiros, as hortas caseiras permitem que as pessoas consumam vegetais, frutas e temperos fresquinhos todos os dias. De quebra, elas conferem um visual bacana e natural aos lares. Com a ajuda de Juliana Alcantara, coordenadora da categoria de jardinagem e novos negócios da Telhanorte, o Busca Voluntária separou quatro dicas que facilitam a criação e manutenção de hortas em casas e apartamentos. Confira!

1. Planejamento

Antes de começar uma horta é fundamental fazer um bom planejamento. O ideal é fazer uma relação de tudo que você já tem (como enxada, pazinhas, fertilizantes, mudas ou sementes) para definir o que é preciso comprar. Quem tem animais de estimação também deve avaliar o espaço escolhido para cultivar as mudas. Em alguns casos, vale a pena cercar o local para impedir o acesso dos pets.

“É importante ter em mente que você não precisa começar cultivando todos os alimentos de uma vez”, explica Juliana. “Comece aos poucos com hortaliças para tempero, por exemplo, e estude a necessidade de sol e água para cada tipo”, completa.

2. Escolha do local 

A plantação pode ser feita em qualquer cantinho, desde que tenha uma boa iluminação natural. “É imprescindível que o espaço receba a luz solar por cerca de duas a quatro horas por dia, para que a planta cresça de forma saudável.  A plantação pode ser feita diretamente na terra ou em vasos. Uma ótima opção também são os jardins verticais, que acomodam facilmente vários tipos de espécies e ocupam pouco espaço”, diz Juliana.

3. O que será cultivado

Para quem está começando o plantio, recomenda-se plantas de fácil cultivo. “Manjericão, alecrim, sálvia, capim-limão, orégano e tomilho são ótimas opções. É possível comprar sementes em sachê, em latas ou em mudas, avaliando se elas não apresentam manchas nas folhas ou galhas nas raízes, pois isso pode acabar trazendo pragas e doenças para toda a horta”, recomenda a especialista.

4. Cuidados com a terra  

Para a horta dar certo, é preciso ter uma terra bem adubada e com boa quantidade de matéria orgânica. “Para que as plantas nasçam com boa aparência, a terra precisa estar solta e não pode ser argilosa ou arenosa”, explica Juliana. Além disso, independentemente do tempo de colheita, a irrigação deve ser realizada com frequência para que o solo fique sempre úmido.

GUIA DO VOLUNTARIADO

Receba com exclusividade nosso e-book sobre voluntariado.

ACESSAR O E-BOOK

© 2021 Todos os direitos reservados - Busca Voluntária - website by: plyn!

Subir