Cidade fecha estrada para que sapos possam atravessar em segurança
A cidade de Talin, na Estônia, decidiu fechar uma estrada movimentada durante algumas noites de abril. A decisão foi necessária para garantir que sapos e rãs pudessem viajar para seus locais de reprodução em segurança e longe do tráfego local.
Leia mais:
Mamãe leopardo ajuda filhotes a atravessar estrada; veja
Casal já resgatou mais de 12 mil cães abandonados e maltratados
No cenário normal, com o início da primavera voluntários ajudam os animais a atravessar as estradas. Nesse trabalho, já foram salvos mais de 97 mil rãs e sapos. Contudo, com a pandemia e a necessidade de distanciamento social, encerrar o movimento nas estradas foi a única alternativa para manter os anfíbios em segurança durante sua jornada.
A travessia é necessária porque o local no qual eles se abrigam durante o inverno fica de um lado da estrada e o lago onde se reproduzem fica do outro. O fechamento da estrada é muito importante porque muitos dos sapos e rãs ficam presos à superfície quente da estrada, que os deixa sonolentos e mais lentos.
Segundo o jornal português Público, Talin já considera a construção de um túnel sob a estrada para sapos e rãs atravessarem quando mudar a estação. Outra alternativa é criar uma lagoa do lado em que os animais passam o inverno para que eles não tenham que fazer a travessia perigosa.