Categorias

9 dicas para reduzir o consumo de plástico no seu dia a dia

Marcella Blass
9 de Março de 2021


Crédito: Jonathan Chng on Unsplash
false

Presente em quase todos os momentos da rotina, o plástico é um dos grandes problemas ambientais do mundo atual. Isso porque esse material demora cerca de 400 anos para se decompor. Nesse sentido, é importante estar atento às questões de sustentabilidade e consumo consciente.

Para te ajudar nessa jornada, o Busca Voluntária fez uma lista com nove maneiras de reduzir o uso de plástico no seu dia a dia. Confira!

Leia mais: 
Vida sustentável: 30 perfis no Instagram para se inspirar
Estudantes criam app que ajuda no descarte correto de lixo eletrônico

Higiene consciente

As escovas de dentes feitas de plástico podem ser substituídas pelas versões de bambu. Afinal, apesar de serem recicláveis, muitas pessoas depositam as escovas de plástico no lixo comum. Outro item que é uma alternativa mais sustentável é a lâmina de barbear feita de metal, que é reutilizável e economicamente mais vantajosa.

Abandone os descartáveis

Há alguns anos já se fala muito a respeito da substituição do canudinho tradicional pelo canudo de aço inox, lavável e reutilizável infinitas vezes. Mas é preciso ir muito além e evitar a utilização de outros itens de plástico descartáveis, como copos, pratos e talheres. O ideal é ter um kit sempre consigo, composto por itens reutilizáveis.

Atenção no supermercado

Grande parte das embalagens de produtos de todas as categorias no supermercado tem plástico em sua composição – uns menos e outros mais. Quando for às compras, o ideal é optar por itens cujas embalagens sejam feitas de vidro, papel e papelão. Esses matérias são facilmente recicláveis e levam muito menos tempo para se decompor.

Transporte de produtos

Um ponto que gera muito lixo é o uso de sacolas e sacos de plástico. Para fazer a sua parte na redução do consumo desse material, a dica é adotar as chamadas Ecobags e os sacos reutilizáveis para frutas, verduras e legumes. Outra opção é levar as compras para casa em caixas de papelão oferecidas pelos próprios supermercados.

Compre a granel

Muitas vezes não há opções de produtos em embalagens de papel, papelão ou vidro. Em especial, arroz, feijão e grãos em geral. Para driblas essa situação, uma boa alternativa é fazer a compra desses itens a granel. Nesse tipo de loja, você pode levar de casa seus próprios sacos (de papel ou tecido) ou mesmo potes reutilizáveis.

Consuma o refil

Muitos produtos, em especial os cosméticos (cremes, shampoos, sabonetes, maquiagens etc) e os de limpeza, têm opção de refil. Dessa forma, você precisa comprar a embalagem tradicional apenas uma vez. Nas próximas, basta reabastecê-la.

Produtos retornáveis

Alguns supermercado, hortifrutis e mercearias têm parcerias com grandes empresas para oferecer produtos retornáveis. Uma das experiências mais comuns é a das garrafas de refrigerante retornáveis, na qual o consumidor compra, consome a bebida e leva a garrafa de volta ao ponto de coleta para ser higienizada e reabastecida. As garrafas da Coca-Cola, por exemplo, são reutilizáveis até 25 vezes, emitem 62% menos carbono e não geram resíduos (Fonte: Coca-Cola).

Aposte nos reutilizáveis

Produtos como absorventes íntimos e fraldas descartáveis demoram centenas de anos para se decompor. Para evitar que esses descartes cheguem e poluam a natureza, a dica é apostar nas fraldas de pano laváveis e nos famosos coletores menstruais, que podem durar mais de cinco anos.

Descarte correto

Se o consumo de plástico for imprescindível, lembre-se reciclá-lo após o uso. O ideal é separar o produto ou a embalagem, higienizar com água e descartar na lixeira de reciclagem com a cor vermelha – ou colocar na rua nos dias de coleta seletiva na sua região, se houver. Outra alternativa sustentável é reutilizar e dar uma nova função para esse plástico na sua casa.

© 2021 Todos os direitos reservados - Busca Voluntária - website by: plyn!

Subir