Categorias

8 dicas para economizar energia elétrica

Da Redação
29 de Junho de 2021


Crédito: Imagem de Free-Photos por Pixabay
8 dicas para economizar energia elétrica

A partir do próximo mês, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), órgão regulador do setor elétrico brasileiro, vai aplicar a bandeira tarifária na cor vermelha patamar dois. Isso significa que o valor das contas de luz deve aumentar significativamente. Para evitar surpresas no final do mês e imprevistos financeiros, a dica é adotar algumas recomendações que ajudam a economizar energia no dia a dia.

Leia mais: Álbum: 20 imagens da natureza para inspirar e renovar as energias
Iniciativa quer reduzir contas de água de famílias carentes

Dicas para economizar energia elétrica 

O Busca Voluntária e Rubens Moura, professor de economia da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio, separaram algumas dicas importantes para quem quer reduzir o valor da conta de luz. Confira:

1. Utilize lâmpadas led, pois são mais econômicas. Elas também possuem uma vida útil superior em relação aos modelos incandescentes e fluorescentes.

2. Procure não deixar aparelhos em stand by e nem carregadores nas tomadas (quando não estiverem sendo utilizados).

3. Use com sabedoria os aparelhos que são vilões do consumo, como ar-condicionado, chuveiro elétrico e ferro de passar roupas.

4. Fuja dos horários de pico, quando a energia é mais cara. Por exemplo: das 17h30 às 20h29.

5. Faça uma manutenção periódica nos aparelhos. Um ar-condicionado com um filtro sujo ou com vazamento de gás, por exemplo, pode consumir mais energia. O mesmo vale para geladeiras com problemas de vedação.

6. Não deixe a geladeira muito próxima ao fogão. Isso fará com que ela gaste mais energia para manter a temperatura baixa.

7. Tenha cuidado com as lâmpadas acesas em ambientes que não estão sendo utilizados. Ao sair de um cômodo, desligue as luzes.

8. Se puder, invista na compra de painéis solares. É uma forma de gerar um crédito de energia protegendo o imóvel de qualquer variação tarifária.

© 2021 Todos os direitos reservados - Busca Voluntária - website by: plyn!

Subir