Busca voluntária – Notícias voluntariado

Com robôs, voluntariado em hospitais se reinventa durante pandemia

Advertising
Advertising

Com a pandemia do coronavírus, a busca por ações sociais aumentou no ano de 2020 e deve se expandir nos próximos anos. Mas como ficou o trabalho do voluntariado em hospitais, que tem no contato próximo sua principal atividade?

Durante o período de isolamento social, o trabalho dos voluntários em ambiente hospitalar foi suspenso para preservar a saúde dos envolvidos. Com isso, a conversa, a animação e as risadas passaram a fazer falta nos quartos e corredores dos hospitais.



Leia mais:
“Tem Gente com Fome”: saiba como ajudar a campanha nacional de arrecadação de fundos
“Todos Contra a COVID-19” inicia 2ª fase da capacitação de ONGs

A coordenadora do voluntariado do Hospital Universitário Cajuru, Nilza Maria Brenny, conta que nesse momento foi preciso que o trabalho se reinventasse. “Com a pandemia, a presença dos voluntários foi evitada. Mas, a nossa vontade de ajudar os pacientes que estavam lá dentro foi maior do que toda essa situação. Então, nós mudamos e adaptamos as atividades para que cada voluntário pudesse contribuir de forma remota, na segurança do seu lar”, revela.


Advertising
Advertising

Foi aí que os robôs entraram em ação para aproximar, virtualmente, voluntários e pacientes. Desde maio de 2020, o ROBIOS é o novo integrante do Cajuru. Com um tablet na altura da cabeça, o robô sai pelos corredores levando os voluntários de forma remota até os pacientes. São mais de 320 voluntários que atuam no hospital. Eles se dividem em grupos de palhaços, músicos e até cachorros.

Em cinco meses de trabalho com visitas três vezes por semana, foram possíveis 2.100 atendimentos com grupos de palhaços e cerca de 60 músicos. “As pessoas que estão internadas sentem falta desse cuidado, dessa atenção e carinho. Quando os voluntários chegavam, a alegria era contagiante. E agora, com o ROBIOS, nós podemos levar esse conforto para os pacientes de forma segura”, diz Nilza.

Quero ser voluntário 

O processo para ser voluntário no Hospital Universitário Cajuru é simples: basta agendar uma entrevista via telefone (41) 4042-8374 para saber se suas atividades e seus horários se encaixam na rotina da instituição. Quem não tem tempo livre, mas também deseja contribuir, ainda é possível fazer doações via boleto bancário, depósito e Pagseguro no site.



Sair da versão mobile