Busca voluntária – Notícias voluntariado

Uso excessivo das telas: brincar é essencial nas férias

uso-excessivo-das-telas

Advertising
Advertising

O período de férias é marcado por um calor intenso e, algumas vezes, também por uma falta de rotina e horas livres para que crianças e adolescentes possam brincar e se conectar com os familiares. Entre as grandes questões que cercam os pais e responsáveis, está o uso contínuo das telas e celulares. Como é possível gerenciar o tempo e permitir que os filhos brinquem livremente e evitem o uso excessivo dos eletrônicos?

Presente no cotidiano infantil, o uso excessivo das telas é motivo de debate constante entre familiares, responsáveis e especialistas sobre o tema.  “A gente sabe que inserir esses equipamentos é uma realidade na sociedade, porém o uso desenfreado, que muitas vezes é permitido nas férias, pode impactar a criatividade, além de gerar falta de socialização e transtornos de ansiedade, por exemplo”, revela Viviane Anita Kunst, professora do Marista Escola Social Curitiba.



Quer fazer trabalho voluntário? Clique aqui e encontre um com a sua cara

Crianças longe das telas

No contraponto do uso das telas, os especialistas alertam que o brincar livre deve ser incentivado. E nada melhor do que as férias para que os pais e responsáveis criem uma rotina de valorização do brincar. “O ato da brincadeira desenvolve a criatividade, permite que a criança tenha liberdade para suas construções e expressões, promove interações entre eles, estimula o raciocínio lógico e o levantamento de hipóteses no mundo do faz de conta. A autonomia do brincar é muito necessária nesse mundo”, revela Karina Tenorio de Lima, professora do Marista Escola Social Curitiba.


Advertising
Advertising

As educadoras dão dicas de brincadeiras que podem ser feitas nas férias para evitar o uso excessivo de telas:

1. Circuito olímpico em casa

Faltando pouco tempo das Olimpíadas de Paris 2024, que tal montar brincadeiras que sejam semelhantes a um circuito de competição? Vale utilizar cordas, almofadas, travesseiros e materiais que tenham em casa. Depois basta juntar as crianças e partir para a brincadeira.

2. Utilizar livros em dias de chuva

A inserção de livros em brincadeiras que possam ser feitas dentro de casa é uma ótima maneira de evitar o uso das telas. Vale momentos de contação de histórias, mímicas, e adivinhações sobre os livros e seus personagens.

3. Cozinhar também é brincar

Outro recurso que pode ser utilizado em casa é levar a brincadeira para a cozinha – com todos os cuidados com o fogão e usando objetos adequados para a idade das crianças. É possível fazer bolachas caseiras, pães e bolos e sucos divertidos e coloridos. Tudo isso pode virar guloseimas e gerar ótimas recordações.

4. Brincadeiras tradicionais

O simples também funciona muito. Por isso, as brincadeiras que passam de pai para filho como esconde-esconde, lenço-atrás e atividades com bexigas são ótimas opções. Além da diversão, é um ótimo momento de apresentar a brincadeira favorita da infância dos pais e responsáveis para as crianças.

5. Use materiais recicláveis

As caixas de leite, ovos e demais itens que iam direto para a lixeira podem virar construções sobre a mesa. Aqui, vale utilizar toda a imaginação em busca de recuperar os itens e transformar em brinquedos. Aproveite para inserir pincéis e tintas para estimular ainda mais a criatividade dos pequenos.

Quer ficar por dentro das melhores notícias do mundo e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual do Voluntário? Clique aqui e assine a newsletter do Busca Voluntária



Sair da versão mobile