Tucano ganha bico feito com impressora 3D

sergio
1 de Julho de 2015


Crédito:

Atacado por um grupo de adolescentes, um tucano chegou ao ZooAve, centro de resgate de animais na Costa Rica, sem parte de seu bico. Sangrando e sem conseguir se alimentar ou se higienizar, rapidamente a ave foi adotada pelo instituto e ganhou o nome de Grecia.

Para ajudar o bichinho, os profissionais decidiram criar um bico novo em uma impressora 3D. De acordo com as quatro empresas que assumiram o projeto da prótese, a impressão é de grande importância para os animais silvestres. Antes, a anatomia destes bichos eram consideradas complexas demais para ser reproduzida e muitos deles ficavam sem esse importante auxílio. Hoje, com o equipamento, é possível recriar os membros perdidos com extrema facilidade.

Porém, a impressão 3D ainda tem muito a melhorar. Embora as próteses criadas sejam eficientes, o material de que são feitas dificilmente é forte e durável o suficiente para que o animal volte ao seu habitat natural, sendo necessário mantê-lo em cativeiro.

Procedimentos semelhantes já foram realizados nos Estados Unidos em um pinguim e em uma águia. Para conferir como será a reconstrução de Grecia, clique aqui e assista ao vídeo em espanhol.

* Foto: © ZooAve

© 2017 Todos os direitos reservados - Busca Voluntária - website by: plyn!

Subir