Com o intuito de auxiliar as organizações sociais do terceiro setor na retomada segura de suas atividades, o Instituto Horas da Vida dá início à segunda fase do projeto Todos Contra a COVID-19. Neste ano, a iniciativa irá apoiar 25 organizações sociais selecionadas por meio de edital.
O projeto acontece de março a junho e conta com um comitê de saúde para oferecer apoio científico sobre o assunto às organizações; visitas técnicas para adequação de ambientes; elaboração, análise e validação de protocolos; e emissão de laudo de conformidade.
O Instituto Horas da Vida também realiza a capacitação dos colaboradores por meio de lives e reuniões conforme a necessidade. As organizações recebem um manual de boas práticas com as principais informações sobre o coronavírus, diagnóstico, tratamento e procedimentos para a retomada das atividades. No decorrer do projeto, o canal fica aberto para esclarecimento de dúvidas por e-mail e Whatsapp.
“Nosso olhar está voltado para o impacto social dessas ONGs nas comunidades e seus benefícios para crianças, jovens e famílias em situação de vulnerabilidade social. Nosso objetivo é aumentar a segurança e a confiança dos assistidos por cada instituição para a retomada gradual das atividades de forma a preservar a saúde e a vida das pessoas”, afirma Elisangela Tolosa, diretora de Desenvolvimento Institucional do Instituto Horas da Vida.
Resultados
A primeira edição, que ocorreu no segundo semestre de 2020, foi patrocinada pela Mantecorp Farmasa e Mantecorp Skincare. Ao todo, 197 colaboradores foram capacitados. Houve ainda a entrega de 7.468 cestas básicas, 2.754 máscaras de proteção e 3.920 unidades de álcool em gel.
Já a segunda fase conta com o apoio da Boehringer Ingelheim e tem a expectativa de orientar 300 colaboradores, considerando assistidos e familiares. O instituto já recebeu 1200 máscaras de tecido para doação.
“O apoio a esta iniciativa é fundamental para auxiliar as ONGs no momento de retomada. A pandemia da Covid-19 nos trouxe desafios complexos, que reforçam nossa responsabilidade como empresa de saúde e nosso compromisso com a vida”, reforça Juliane Zaché, head de Comunicação e Responsabilidade Social da Boehringer Ingelheim.