Testes de clamídia e gonorreia agora são oferecidos pelo SUS
A Rede Nacional de Laboratórios do Sistema Único de Saúde (SUS), distribuída em todo o Brasil, passou a ofertar testes de clamídia e gonorreia. O diagnóstico precoce e o tratamento correto diminuem os riscos de complicações como infertilidade, doença inflamatória pélvica, gravidez fora do útero, entre outras. No total, o Ministério da Saúde investiu R$ 3,3 milhões para viabilizar a testagem da população.
Quer fazer trabalho voluntário? Clique aqui e encontre um com a sua cara
A iniciativa está alinhada à estratégia global da Organização Mundial da Saúde (OMS), que visa o fortalecimento da vigilância das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e o diagnóstico da incidência dessas doenças na população geral e em grupos mais vulneráveis.
Até o momento, o tratamento para clamídia e gonorreia no Brasil vinha sendo feito com base em sinais e sintomas, sem que ocorresse a identificação do patógeno. Os exames são úteis para a testagem de pessoas sem sintomas, permitindo o diagnóstico em tempo oportuno e o tratamento correto.
Para saber mais a respeito dos testes de clamídia e gonorreia pelo SUS, clique aqui.
Quer ficar por dentro das melhores notícias do mundo e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual do Voluntário? Clique aqui e assine a newsletter do Busca Voluntária