Startup cria rede de ajuda colaborativa para salvar vidas

Da Redação
18 de Fevereiro de 2019


Crédito: Photo by youssef naddam on Unsplash

Em 2014, houve um aumento das ocorrências de violência contra a mulher na região da Unicamp, na cidade de Campinas (SP). O fato, instigou jovens empreendedores a desenvolverem uma solução capaz de conectar digitalmente pessoas próximas que podem se ajudar em situações de risco, por meio de uma segurança colaborativa. Assim, foi fundada em 2016 a NEARBEE, uma startup que nasceu de um projeto social.

Leia mais: 
EMPRESA CRIA GARRAFA TOTALMENTE BIODEGRADÁVEL EM ÁGUA, AREIA E ATERROS
REDE SOCIAL TRANSFORMA LIKE EM DOAÇÃO PARA CAUSAS SOCIAIS

A rede com a qual as pessoas se conectam é a “NEARBEE, ajuda e proteção”, desenvolvida como plataforma de colaboração entre pessoas que estejam próximas umas das outras. Por meio do aplicativo, é possível pedir ajuda em caso de emergência para outros usuários.

“Tivemos a oportunidade de desenvolver soluções oficiais para as secretarias de segurança, criando canais de chamados emergenciais para a comunidade surda, que não consegue realizar uma ligação telefônica. Além de um canal de socorro prioritário a mulheres protegidas pela lei Maria da Penha”, conta Felipe Fontes, CEO e criador da NEARBEE.

Foi aí que nasceu a linha de soluções focadas nos governos locais para atendimento ao cidadão. As parcerias público-privadas originaram serviços de utilidade pública como o app “EmergenciaRJ”, no Rio, e o “TeclaSamu”, em Campinas. As soluções para o governo oferecem atendimento digital, facilitam a identificação imediata, e localização exata da ocorrência por meio do GPS do usuário.

As informações podem ser utilizadas em caso de sequestros relâmpagos, assaltos, acidentes em áreas remotas, ataques fulminantes de saúde, e todo tipo de dificuldade. O NEARBEE registra uma média de 30 chamados por dia, realizados pelo aplicativo, à polícia do Rio de Janeiro. Os chamados variam de violência doméstica até denúncias em situações nas quais não é conveniente realizar uma ligação. Além do Rio, outros estados estão em fase de negociação para aderirem ao sistema de chamado digital. Somando todas as soluções, a NEARBEE já possui mais de 50 mil downloads.

© 2017 Todos os direitos reservados - Busca Voluntária - website by: plyn!

Subir