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Sexualidade feminina: censura de palavras no Instagram dificulta diálogo

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Falar sobre educação sexual, prazer e, principalmente, intimidade e sexualidade feminina continua sendo um tabu fora e dentro das redes sociais. Especialmente no Instagram. Recentemente, páginas de empresas voltadas para educação sexual tiveram suas contas bloqueadas ou banidas pela plataforma da Meta por usarem palavras como lubrificante, sexo e vagina.

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Quando se fala sobre educação sexual e o quanto o tema ainda sofre preconceito dentro e fora do ambiente digital, existe a missão de buscar o amplo diálogo e mostrar para a sociedade a importância dos corpos e da sexualidade. Todavia, quando isso é impedido por uma rede social, como o Instagram, fica difícil avançar nesta jornada.

Para Marília Ponte, COO da Feel & Lilit, para se manterem ativas nas redes, as femtechs precisam cuidar minuciosamente do conteúdo que é postado, para evitar que posts ou até mesmo a conta seja banida. Isso é, para que não percam todo um trabalho realizado. “Palavras como vulva são banidas e devem ser substituídas por termos que, trazem uma certa infantilidade para a palavra e para o assunto e, que precisa, cada vez mais, ser debatido e exposto”, conta.


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Devido a esses entraves, femtechs como a Feel & Lilit investem diariamente em conteúdo que tem a intersecção de saúde e sexualidade feminina, para que a comunidade tenha acesso a eles e não corram o risco de serem banidas. Outro ponto ressaltado por Marília são as batalhas que as mulheres enfrentam a tempos para se encontrar na sexualidade.

“Nós, mulheres, não encontramos espaço para sermos protagonistas e expressarmos como desejamos a nossa sexualidade. A vergonha e desinformação nos cala e censura nos espaços de educação, de produção científica, nos consultórios médicos e até na intimidade de nossas casas com nossos parceiros. E isso não é diferente nas redes sociais. O meio digital reproduz os vieses da nossa sociedade e impede o diálogo saudável e informativo sobre saúde e segurança íntima. Não estamos falando sobre conteúdo pornográfico – que, inclusive, é o conteúdo mais acessado no mundo digital. Estamos batalhando por espaço para educar as mulheres que, em sua maioria, não têm acesso a uma intimidade saudável, segura e livre graças a falta de conhecimento e ferramentas desenvolvidas pensando nas suas necessidades e nos seus desejos”, conclui.

A empresária Lidia Cabral, da Tech4Sex – plataforma de conteúdo, pesquisas e tendências para bem-estar sexual, mirando na desmistificação de tabus e normalizando conversas acerca do assunto – relata que, recentemente, foi surpreendida ao ter sua página banida no Instagram por divulgar conteúdos de cunho sexual femininos.

Dentre os motivos expostos pelo Instagram para banir a conta estão: publicação de fotos ou outro tipo de conteúdo sexualmente sugestivo, proposição de serviço sexual e uso de linguagem sexualmente explícita. Após contestar e pedir revisão, a conta foi novamente ativada, sendo que foi considerada que as atividades seguiam as diretrizes da comunidade sobre a proposta de cunho sexual para adultos. Porém, a página da Tech4Sex foi bloqueada logo após por mais seis vezes e agora está fora do ar. “Isso reforça o quanto a censura dificulta a quebra de tabus quando falamos de sexualidade feminina”, destaca Lídia.

A Meta Business Suit, empresa que gerencia os anúncios no Instagram e Facebook, diz que os conteúdos são analisados por robôs que fazem uma limpa por causa de casos de pedofilia, abusos, tráfico e, por isso, realiza uma varredura rígida em páginas que contenham conteúdos de cunho sexual. Mas o que fica evidente é que quando se trata de sexualidade feminina, a censura é mais invasiva, pois o mesmo não se observa em páginas masculinas.

Pontos a considerar:

De acordo com Fernanda Cunha, CEO da Kipiai, agência especializada em marketing de performance, a restrição desses termos impacta diretamente no desempenho de marcas que utilizam as redes sociais para prestar serviços, dificultando a comunicação clara e direta com seu público-alvo, e diminuindo a visibilidade das publicações, já que restringe seus conteúdos. “Essa política afeta negativamente o alcance orgânico das postagens e a capacidade de engajamento com o público. Além disso, essa restrição pode gerar uma sensação de estigma em torno dessas temáticas, o que pode levar ao afastamento de seguidores e à diminuição do envolvimento com a marca”, finaliza.

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