Muitas pessoas têm o costume de compartilhar pedacinhos de alimentos com cachorros, gatos e outros bichinhos de estimação. Entretanto, é preciso ficar atento aos ingredientes que podem prejudicar a saúde dos pets, causando problemas como intoxicação.
Quer ficar por dentro das melhores notícias do mundo e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual do Voluntário? Clique aqui e assine a newsletter do Busca Voluntária
Temperar a refeição dos animais, por exemplo, é um dos maiores erros. Nem sempre o que é natural é bom para eles. Alho, cebola e sal são extremamente prejudiciais, pois causam danos oxidativos aos glóbulos vermelhos, resultando em anemia e problemas renais. As principais reações e sinais são dor de estomago, fraqueza, e alteração na cor da urina.
Caroline Mouco, veterinária e diretora clínica do Hospital 24h Vet Popular, listou alguns alimentos que devem ser evitados na dieta dos bichinhos. Confira!
Alimentos que podem prejudicar a saúde dos pets
Abacate
Embora seja muito saudável para humanos, algumas partes do fruto são tóxicas para animais. O teor de gordura também pode causar problemas no estomago deles, sem contar o perigo de ingerir o caroço.
Uvas
A uva é um dos alimentos que mais causam problemas renais e insuficiência hepática. Os sintomas são vômitos e diarreia. Em alguns casos, a fruta pode levar até à morte do animal.
Alimentos velhos ou vencidos
Muitos tutores acreditam que uma comida que está na geladeira ou fora da validade não vai fazer mal para o animal. Embora nem sempre seja visível, alguns alimentos podem proliferar fungos rapidamente e as toxinas presentes neles são capazes de causar convulsões e intoxicações graves. Também é importante descartar esses ingredientes de forma correta, pois os animais podem farejar no lixo e comer.
Quer fazer trabalho voluntário? Clique aqui e encontre um com a sua cara
Fígado
Controle a quantidade servida ao pet. Em grandes quantidades, ele pode aumentar os níveis de Vitamina A, responsáveis por deformação nos ossos e até mesmo anorexia.
Plantas
Algumas plantas são altamente tóxicas, como lírios, azaleias e mamonas. Caso os bichinhos entrem em contato com alguma planta tóxica, os sinais podem ser vômitos, diarreia e muita sede. Neste caso, leve-os imediatamente ao hospital.
Massas com fermento
Massas com levedura em sua composição (como pão e pizza) podem expandir dentro do estomago e intestino. Isso ocasiona a produção de uma grande quantidade de gases e fortes dores abdominais.
Leia mais: 100 fotos fofas de filhotes de cachorros para animar seu dia
Fotógrafo faz ensaio com animais deficientes e o resultado é incrível
Carnes e ovos Crus
Comidas cruas, principalmente ovos e carnes, podem conter salmonella e a escherichia coli, bactérias extremamente nocivas para cães. Elas causam intoxicação e, em alguns casos, podem até matar o bichinho.
Caso o animal ingira algum desses alimentos prejudiciais à saúde dos pets, atente-se aos sinais de intoxicação e leve-o o mais rápido possível a um veterinário. Evite forçar vômitos ou atividades para aliviar os sintomas.